Professores da UFMA aprovam indicativo de greve para o próximo dia 15 de maio

A assembleia geral dos docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aprovou por maioria absoluta o indicativo de retomada da greve nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES), por melhores condições de trabalho, por valorização salarial de ativos e aposentados e em defesa da autonomia universitária. Houve apenas uma abstenção entre os presentes. 


A Assembleia aprovou também a indicação do dia 15 de maio para o inicio da paralisação nacional. A data será levada, como proposta, para a reunião do setor das IFE que acontece dias 26 e 27 de abril, em Brasília-DF e tem como pauta a deliberação da greve nacional dos docentes das IFE 2014.

Durante a assembleia que contou com a presença de representantes do SINASEFE e do IFMA-Maracanã, cuja base encontra-se em greve, os professores refletiram que motivos para a greve existem muitos e manifestaram descontentamento com as medidas adotadas pelos governos que atingem os direitos dos docentes e promovem a precarização das condições de trabalho e as perdas salariais.

Comissão Local de Mobilização


Entre os encaminhamentos da Assembleia, a formação da Comissão Local de Mobilização, constituída por professores da base e direção da Apruma – Seção Sindical do ANDES- SN, que terá como principal tarefa dar sequência às deliberações do setor das IFES e buscar acumular a avaliação e as estratégias de ação junto aos professores da UFMA. Além disso, a CLM orientará a organização de atividades conjuntas como o dia 1º de maio – Dia do Trabalhador e a Marcha a Brasília dos SPF, no dia 7 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *