Prazo para reajuste salarial de servidores estaduais não se encerra nesta sexta-feira
Primeiro deve-se deixar claro que o reajuste salarial reclamado pelos militares pode ser concedido até o dia 8 de abril e não se esgota hoje essa possibilidade. Isso é explicitado na legislação e no calendário eleitoral divulgado pelo TSE ainda no ano passado:
Porém se ainda assim o governo não chegar a um entendimento até o dia 8 de abril com os grevistas, poderá sim ser reajustado o salário dos servidores de acordo com o valor da inflação. Isto é permitido por lei, pois trataria de uma recomposição salarial.
Lei 9.504, de 30 de setembro de 1997:
A Lei Eleitoral, como se vê, proíbe, nos 180 dias anteriores ao pleito, apenas a revisão geral que exceda a reposição da inflação do ano da eleição.
Assim não impede a revisão geral anual, prevista o inciso X do artigo 37 da Constituição, desde que esta não exceda a recomposição do poder aquisitivo, nem tampouco veda transformação, alteração de estrutura de carreiras ou reclassificação de cargos, incluindo a concessão de qualquer vantagem a grupos específicos de servidores, desde que observado o mesmo princípio, ou seja, o aumento não pode superar a inflação do ano em curso.
A Lei de Responsabilidade Fiscal, (Lei Complementar 101/2000), conforme transcrito abaixo, em seu artigo 21, trata de tornar nulo o aumento com despesa de pessoal nos 180 dias que antecedem ao termino do mandato do titular do respectivo poder.
Olha ai Gilberto Lêda, não procura ler antes de postar tuas materias, só pro Diego Emir vir te corrigir depois. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK