Desde 1990, a governadora Roseana Sarney (PMDB) não sabe o que é ficar fora de uma disputa eleitoral, sistematicamente, igual a uma Copa do Mundo, a filha do José Sarney, vem concorrendo a cargos eletivos. Em 90 foi para deputada federal, 94 e 98 para governadora, 2002 para senadora, 2006 e 2010 para governadora novamente. Será que somente agora bateu nela um desejo de desistir da vida pública, por afirmar que quer cuidar da família?


Se nem o velho Sarney, que desde 1954*, candidata-se a cargos públicos pensa em abrir mão de sua reeleição este ano no Amapá, o que dirá Roseana, quatro vezes governadora do Maranhão.

Seus aliados insistem afirmar que a peemedebista já decidiu: “não sai do governo“. Parece um discurso meio ensaiado de quem estar programando algo.

Não é difícil de duvidar que tudo isso não passa de uma combinação política, para que o foco seja desviado e seja levado a acreditar que o governo entrou em parafuso. É fato que os índices em pesquisas eleitorais não são os melhores para Roseana, mas mesmo assim a governadora ainda tem grande densidade eleitoral, o que lhe daria reais chances de vitória em outubro.

Poucos acreditam que Roseana possa ficar sem mandato e que as vésperas do dia 5 de abril – prazo máximo de desincompatibilização – ela deixará o cargo. Outro argumento utilizado é que para acabar com as disputas internas entre Lobão e Gastão, ela apareceria como o nome de consenso. 

No entanto não resta outra alternativa a não ser esperar o fatídico dia 5…


* Eleições que José Sarney participou:

1954 – Deputado federal pelo PSD – Não se elegeu

1955 – Assume o cargo como suplente
1958 – Deputado federal pela UDN – Eleito
1962 – Deputado federal pela UDN – Eleito
1965 – Governador do Maranhão pela Arena – Eleito
1970 – Senador pelo Maranhão pela Arena – Eleito
1978 – Senador pelo Maranhão pela Arena – Eleito
1984 – Vice-presidente do Brasil pelo PFL – Eleito
1985 – Assume a presidência do Brasil
1990 – Senador pelo Amapá pelo PMDB – Eleito
1998 – Senador pelo Amapá pelo PMDB – Eleito
2006 – Senador pelo Amapá pelo PMDB – Eleito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *