Vice-governador prestigia Encontro de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

O vice-governador Washington Luiz Oliveira prestigiou o I Encontro de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Estado do Maranhão, na tarde de terça-feira (5), no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa. Na ocasião, ele ressaltou o compromisso do Governo do Estado em cumprir as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Venho aqui confirmar o compromisso do Governo do Estado com o ODM no Maranhão. Precisamos unir forças, poder público e sociedade civil, para melhorarmos as condições de vida do nosso povo até 2015. E é determinação da governadora que fortaleçamos a municipalização dos núcleos ODM no estado”, afirmou.

Durante o evento, foi realizado o ato de posse dos membros do núcleo ODM de Nina Rodrigues. Atualmente, o Maranhão conta com 42 municípios que possuem unidades e, até o fim de 2013, a estimativa é que o número de municípios pactuados seja superior a 60.

“Temos tido total apoio do Governo do Estado para as implantações dos núcleos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nos municípios. A sensibilidade dos gestores públicos é de extrema relevância para o êxito do nosso trabalho. Até 2015, temos que responder positivamente às metas propostas pela ONU para o Maranhão”, comentou a coordenadora estadual de Municipalização dos ODM Maranhão, Maria Vany Ferreira.

Participaram também da solenidade, o prefeito de Vitorino Freire, Zé Leandro, representando a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem); a assessora da secretária geral da Presidência da República Dorian Vaz; e o secretário adjunto de Estado de Assuntos Políticos, Júnior Marreca.

“Além de estarmos tratando sobre um tema mundial, percebemos aqui o empenho do poder público maranhense em fortalecer esta importante ferramenta de mobilização e resgate social”, pontuou Dorian Vaz.

O vice-governador Washington Luiz, acompanhado do prefeito de Vitorino Freire, Zé Leandro, visitou os estandes dos núcleos ODM já existentes no Maranhão e ressaltou a importância da articulação municipal para o enfretamento das problemáticas sociais.

“Os avanços das políticas públicas devem ocorrer inicialmente, nos municípios, porque é lá que as pessoas vivem, e é a partir, dessa vivência diária que se fortalece os vínculos entre poder público e sociedade civil”, disse Washington Luiz.

A programação do evento ainda contou com palestras explicativas sobre os 8 objetivos do milênio propostos pela ONU, que são redução da pobreza; alcance do ensino básico universal; igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres; redução da mortalidade na infância; melhora da saúde materna; combate ao HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantia da sustentabilidade ambiental; estabelecimento de parceria mundial para o desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *