Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

André Fufuca propõe projeto que concede 50% de desconto a doadores de sangue

9 de setembro de 2013 : 00:46
Um grande incentivo para o aumento das doações de sangue no Maranhão. O deputado estadual André Fufuca (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que garante 50% de descontos na compra de entrada a eventos culturais, artísticos e esportivos no Maranhão, para doadores regulares de sangue.
André Fufuca atento as demandas sociais

Pelo texto, para ter direito ao benefício o interessado deverá registrar-se em hemocentro ou banco de sangue de hospitais públicos e portar documento expedido pela Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com André Fufuca, apenas 1,9% da população brasileira é doadora de sangue. O parlamentar, que também é médico afirma ainda que houve aumento do número de transplante nos últimos anos “e o crescimento da população também ocasiona crescimento da demanda por transfusões”.
O parlamentar ainda destaca que além da conscientização, “é razoável que o Poder Público crie incentivo, de natureza não pecuniária, para que a população em geral, ou algumas categorias em especial sejam encorajadas a doar sangue, fomentando este hábito”, justifica.

Pelos cálculos do parlamentar, se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coleta e reposição dos estoques dos hemocentros. “O sangue não tem substitutos, por isso a doação voluntária é fundamental”, sustenta.
O projeto de lei apresentado, que já tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Saúde; Educação, Cultura, Desposto, Ciência e Tecnologia, assim como pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para que finalmente seja aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>