300 mil títulos eleitorais podem ser cancelados em São Luís

De O Imparcial

O ano de 2013 não é caracterizado por eleições, porém o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão está com uma missão tão importante quanto de organizar as disputas eleitorais. Desde março deste ano, a Justiça Eleitoral iniciou o processo de recadastramento biométrico em São Luís e outras cidades maranhenses, porém apesar de todo o esforço desenvolvido, quase 300 mil ludovicenses podem ficar fora da eleição para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.


Essa grande quantidade de títulos que pode ser cancelada é uma projeção que o próprio TRE está fazendo para a capital maranhense. Deste número, pelo menos 120 mil representam aqueles eleitores que não vem participando das últimas eleições, neste grupo estão pessoas que já faleceram e as quais não residem mais na cidade.
A outra parcela de títulos cancelados deve fica por conta do número de pessoas, que podem vir a perder o prazo. Atualmente mais de 3 mil eleitores tem passado pelo processo de recadastramento, caso esse número se mantenha, ao final do processo, no dia 19 de dezembro, pouco mais de 400 mil vão ter feito a atualização.

Os números preocupam a Justiça Eleitoral e a classe política. Para o TER fica a preocupação por conta que a partir do dia 20 de dezembro a 7 de maio, o órgão pode receber uma grande quantidade de eleitores que tenham títulos cancelados, os quais terão esse prazo para regularizar essa situação, e isso inclui pagamento de multa, confecção de novo cadastro e outros processos burocráticos.
Para os políticos, a tensão fica por conta dos postulantes a cargos públicos em 2014, perderem um número expressivo de votantes.

Ao contrário da capital maranhense as cidades de São José de Ribamar (91.033 eleitores), Barra do Corda (56.620), Timbiras (19.224), Jenipapo dos Vieiras (11.083) e Fernando Falcão (6.597), que também passam por processo semelhante tem apresentado boas. E a explicação para a obtenção de uma resposta positiva por parte dos eleitores nessas cidades é a quantidade de habitantes.

Vale lembrar que outros 9 municípios já passaram pela utilização da biometria: Raposa (14.710), Paço do Lumiar (47.422), Cajapió (7.689), São Vicente de Férrer (13.726), São João Batista (16.089), Benedito Leite (3.474), Pastos Bons (13.194), São Domingos do Azeitão (5.626) e Nova Iorque (3.842).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *