Além de Ana do Gás e Rodrigo Lago saiba quem pode ocupar uma vaga na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão

Faltam exatamente sete dias para a eleição da Mesa Diretora e há somente duas definições, o cargo de presidente que será ocupado por Iracema Vale (PSB) e a vice-presidência que será indicação do PCdoB. E é exatamente entre os comunistas que a lista de interessados em ocupar o comando do legislativo maranhense começa a ser formada e também surgem as indefinições. Além de Ana do Gás e Rodrigo Lago, mais de uma dezena de deputados estaduais se articulam na disputa pelas vagas de vice-presidentes e secretários.

Em relação a 1ª vice-presidente, certo somente que o PCdoB vai ocupar a função, agora resta saber se será Rodrigo Lago indicado pelo partido ou Ana do Gás, que anunciou sua candidatura avulsa. O governador Carlos Brandão (PSB), já informou aos parlamentares que não vai se envolver e deixou para que os deputados encontrem o consenso.

Outro nome que tem muita força e é praticamente certo na composição da Mesa Diretora é da deputada estadual Andreia Rezende (PSB), que atualmente ocupa a 1ª secretaria, mas quem pode ter chances também de ocupar o cargo é Antônio Pereira (PSB). Já há um entendimento que o PSB fará a indicação desse cargo.

Apesar da força do PSB, o ex-presidente Arnaldo Melo (PP), também trabalha nos bastidores para ocupar a 1ª secretaria, caso não consiga o cargo pode vir a ocupar a 2ª secretaria ou outra função.

No entanto, hoje para o cargo de 2º secretário, Roberto Costa (MDB), é o nome mais cotado. Ele ganhou força por ser um dos mais experientes na casa e desde o principio ter declarado apoio ao governador Carlos Brandão (PSB).

Os cargos de 1º e 2º secretário acabam tendo uma disputa acirrada, assim como de 1º vice-presidente, pois são os que ficam em destaque na Mesa Diretora durante as sessões, além de ter responsabilidade na assinatura de liberação de pagamentos e atos administrativos assim como a presidente.

Outros nomes que já despontam como possíveis ocupantes da Mesa Diretora são: Osmar Filho, indicado pelo provável bloco PDT/Republicanos/União; Guilherme Paz indicado pelo Patriota. Assim como muitos outros que são especulados dentre eles: Yglesio Moyses (PSB).

Um nome que era cotado para ocupar a Mesa Diretora era de Abigail Cunha (PL), mas com a possibilidade dela compor o secretariado de Brandão, “esfriou” essa possibilidade e outro nome pode aparecer, possivelmente o de Fabiana Villar ou Solange Almeida.

O PSD e Podemos devem formar um bloco e um nome entre Eric Costa, Mical Damasceno, Wellington do Curso e Fernando Braide, pode ser indicado.

Vale lembrar que a Mesa Diretora é composta por uma presidente, quatro vices e quatro secretários e aqueles que ocupam essas funções não podem presidir Comissões Parlamentares. O mandato terá duração de dois anos: 2023/2024.

Fora da disputa de cargos estão: Othelino Neto (PCdoB), por motivos óbvios; Ricardo Rios (PCdoB) que declarou apoio a Ana do Gás; Júlio César (PCdoB), que declarou apoio a Rodrigo Lago; Rafael Leitoa (PSB), que seguirá como líder do governo e Ariston que já manifestou interesse em presidir Comissão Parlamentar.

1 thought on “Além de Ana do Gás e Rodrigo Lago saiba quem pode ocupar uma vaga na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *