PCdoB é o partido com maior número de prefeitos investigados e que podem ser cassados pelo TRE/MA

A relação das quase 1/3 de prefeitos que respondem a ações que tramitam no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, revela que o PCdoB é o partido com o maior número de gestores eleitos que podem ter seus mandatos cassados no estado. No total de 67 prefeitos que estão na mira da Justiça Eleitoral, simplesmente 23 são comunistas, o que representa quase 35% dos investigados.

Levando em conta o número de prefeitos eleitos pelo PCdoB que foi de 46 em 2016, o percentual de investigados, passa a ser de 50%, ou seja, metade dos eleitos estão sob investigação de abuso de poder econômico e político, assim como outra irregularidades.

O presidente do PCdoB do Maranhão, Márcio Jerry, foi procurado para se manifestar sobre os números, porém permaneceu em silêncio.

O que chama atenção é que entre todos os processos de cassação de prefeitos, a ampla maioria é de partidos da base aliada do governo e tramitam em sua maior parte sob alegação de abuso de poder econômico e político.

Além do PCdoB com 23 prefeitos na mira da Justiça Eleitoral estão o PSDB com 9; PDT com 7; PSB com 5; PT com 2; PP com 2; PR com 2 e o PROS com 1. O que totaliza um número de 51, evidenciando um percentual de quase 80% dos investigados de partidos da base aliada do governador Flávio Dino (PCdoB).

O PMDB sempre taxado de corrupto pelos próprios membros do PCdoB, possui três prefeitos sob investigação, o que representa um percentual baixo diante do número de eleitos que foi de 22. Representando apenas 13% dos que obtiveram vitória em 2016.

Os demais partidos PV com 4; PRB com 4; PTN com 2; PMN com 1; PTB com 1 e PSD com 1, completam a lista do número de legendas que possuem prefeitos eleitos investigados.

Levando ainda em conta o números de AIME e Representações que estão sendo feitas contra vereadores e candidatos derrotados, o número eleva para todos os partidos, mas principalmente, mais uma vez, para aqueles que são da base do governador.

Vale lembrar que uma vereadora do PCdoB sob investigação já foi cassada. Na cidade de Caxias, Aurematélia Brito Soares foi cassada por utilizar veículo da Secretaria de Indústria e Comércio do Maranhão, a qual é comandada por Simplício Araújo (SD). Já em Magalhães de Almeida, o prefeito Tadeu do PMDB foi cassado por abuso de poder político e econômico.

O blog do Diego Emir divulgou a relação completa de todos os prefeitos que estão sob investigação e municípios que podem ter seus gestores cassados pela Justiça Eleitoral do Maranhão.

1 thought on “PCdoB é o partido com maior número de prefeitos investigados e que podem ser cassados pelo TRE/MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *