Baixa no estoque do Banco de Leite Humano do HU-UFMA‏

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UFMA convida as mães disponíveis para a doação de leite materno que procurem o BLH, localizado na Unidade Materno Infantil, para que possam realizar este ato que será fundamental para o crescimento saudável de dezenas de crianças prematuras internadas na UTI neonatal. Atualmente, o BLH encontra-se com um déficit em seu estoque de leite.

Cada mãe deve doar no mínimo 60 ml de leite materno, sendo que 10ml é para o teste de qualidade e se aprovado o restante é devidamente utilizado. Existem casos, portanto, que por diversos motivos o leite não pode ser aproveitado, o que provoca ainda mais a redução desse estoque. O leite coletado é destinado para as crianças internadas na UTI neonatal da Unidade Materno Infantil. Essas crianças por nascerem prematuras têm várias complicações, dentre as quais, não podem se amamentar diretamente no seio da mãe ou esta não tem o leite suficiente para sustentá-las.

Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno. Uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência a mãe e ao bebê. Existe um trabalho de captação do leite humano feito nas casas dessas doadoras semanalmente, para facilitar o aumento no estoque. O BLH tem um convênio com o Corpo de Bombeiros que ajuda nessa captação domiciliar.

O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil. A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês. Lá é promovida a assistência aos bebês que nascem na Unidade Materno Infantil, com acompanhamento também às mães que apresentam problemas de amamentação, consultas pediátricas, visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite), pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.

O Banco de Leite do HU-UFMA é cadastrado na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, e obedece a critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, contidos no Manual do Banco de Leite Humano.

Contato do Banco de Leite: 2109-1178

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *