Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Prefeitura firma parceria para atividades de prevenção à violência nas escolas da zona rural

25 de março de 2015 : 19:39

Oito mil estudantes de 36 escolas de escolas da rede municipal de ensino situadas na zona rural de São Luís serão beneficiados com a retomada das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Uma parceria realizada entre Prefeitura de São Luís, Governo do Estado e Consórcio Alumar possibilitou a aquisição de uma viatura que será utilizada nas ações do programa.

O veículo foi recebido pela Polícia Militar nesta quarta-feira (25) em solenidade realizada no auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Geraldo Castro Sobrinho agradeceu a parceria e reforçou a importância do programa para as escolas.

“No Proerd, os policiais militares realizam um trabalho pedagógico de orientação para a vida. Esta viatura que está sendo recebida pela Secretaria Municipal de Educação hoje está carregada de esperança. Muito obrigado pelo belo trabalho que todos vocês realizam todos os dias em prol das nossas escolas”, declarou Geraldo Castro Sobrinho.

PREVENÇÃO

O Proerd, de iniciativa da Polícia Militar do Estado do Maranhão, tem como principal objetivo atuar na prevenção, através de atividades educacionais em sala de aula, do uso de drogas (lícitas e ilícitas) por alunos e da prática de atos de violência entre os próprios estudantes. O calendário de atividades nas escolas da zona rural será confirmado após reunião prevista para a próxima terça-feira (31), entre a equipe do programa e representantes das escolas.

“O projeto apresentado à Fundação Alcoa estava alinhado às ações que nós já queríamos desenvolver na zona rural de São Luís. Então, abraçamos o projeto e conseguimos a verba para a aquisição da viatura”, explicou o diretor de operações do Consórcio Alumar, Nilson Ferraz, ao acrescentar que a ação está alinhada à política e às estratégias de responsabilidade social do consórcio.

Para o coronel Marco Antônio Alves da Silva, o trabalho dos policiais é o de buscar a consolidação da harmonia na sociedade, o que também pressupõe iniciativas alinhadas ao processo educacional. “Iniciativas simples, como a entrega deste veículo, promovem mudanças. No caso do Proerd, em que se trabalha durante o processo educacional, a mudança de comportamento positiva é obtida na escola, na família e, consequentemente, na sociedade”, assinalou o comandante geral da PMMA.

Participaram da solenidade também policiais que compõem a equipe técnica do Proerd, representantes do corpo técnico-pedagógico da Semed e gestores escolares das unidades de ensino beneficiadas pelo programa.

3 comentários em “Prefeitura firma parceria para atividades de prevenção à violência nas escolas da zona rural”

  1. Cariana

    7 anos atrás  

    Hoje em dia é o que mais presenciamos pelo todo país este tipo de violência e sem nenhuma sombra de duvidas essa parceria foi muito bem executada.

  2. Adriano Melo

    7 anos atrás  

    Isso é maravilhoso, do jeito que estão as coisas é melhor prevenir, a escola é local de aprender e com essa parceria nós que somos os pais ficamos mais tranquilos.

  3. Rose

    7 anos atrás  

    Muito bom, a prefeitura de São Luís tem feito diversas ações nas escolas e isso é investimento que veremos brotar conforme essas essas crianças forem crescendo, garantir a segurança delas é jogada de mestre e com certeza uma parceria mais que positiva.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>