Campus São Bernardo é inaugurado e passa a oferecer o curso de Turismo

SÃO LUÍS – Ocorreu na manhã da última quarta-feira, 8, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, a abertura do Programa Docência Ativa, uma ação destinada à formação continuada, atualização pedagógica docente, desenvolvimento e melhoria da qualidade de ensino de graduação na UFMA.
O programa visa promover reflexões sobre práticas pedagógicas, impulsionar a busca de novos saberes referentes ao cotidiano docente e estimular uma cultura de formação que promova a consciência autorreflexiva social e crítica dos professores, além de oferecer subsídios para reflexão e desenvolvimento sobre processos de planejamento, técnicas e métodos de ensino e com isso promover o diálogo acadêmico acerca de temas inerentes a docência.

A mesa de abertura contou com a presença da diretora de Desenvolvimento de Ensino e Graduação, Claudia Pecegueiro; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho; da pró-reitora de Extensão, Marize Aranha; da pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra, e do reitor Natalino Salgado.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra, capacitar os docentes e atualizá-los é fundamental importância para uma docência. “A formação continuada faz parte de uma política de fortalecer a docência em todo o ensino superior. A cada ano estudantes mais jovens entram na universidade, então precisamos de uma atualização pedagógica como a questão da tecnologia de formação, a exemplo do SIGAA, em que muitos professores não têm total domínio”, comentou.

Segundo o reitor Natalino Salgado, um programa como este tem suma relevância para a capacitação do professores não só da Cidade Universitária, mas também para os campi do continente. “A universidade reconhece a importância de uma formação docente atualizada que pretende levar o programa a todos os campus”, disse.

A programação se estende até o dia 9 e conta com roda de conversa e palestras com professores da Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade de Alcalá Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *