Saiba quem são os concorrentes ao cargo de Procurador-geral de Justiça do Maranhão

Começou a movimentação nos bastidores do Ministério Público do Maranhão, visando o cargo de Procurador-geral de Justiça que terá um novo nome a partir de junho desse ano, quando termina o segundo biênio de Eduardo Nicolau que está na função desde 2020. Até o momento cinco nomes já se lançaram e a votação ocorre no dia 25 de maio, logo em seguida a lista tríplice será enviada ao governador Carlos Brandão (PSB), que terá a livre escolha de nomear os vitoriosos da consulta pública ou outro nome fora da lista.

Em 2024, será a maior quantidade de concorrentes ao cargo, levando em conta as últimas quatro eleições. Em 2016, foram quatro concorrentes, 2018 foi candidato único, 2020 três concorrentes e 2022 somente dois.

No histórico recente, apenas Luiz Gonzaga e Eduardo Nicolau foram escolhidos para ocupar o cargo após vencerem suas disputas pela recondução ao cargo. Em 2016, José Augusto Cutrim foi o mais votado, porém Gonzaga foi o escolhido. Em 2020 foi a vez de Márcio Thadeu vencer, mas Nicolau foi o selecionado.

O candidato do atual PGJ, Eduardo Nicolau, será Danilo Castro que já fez o anúncio de sua intenção nas redes sociais. Com 32 anos de atuação no Ministério Público do Maranhão, Danilo José de Castro Ferreira iniciou sua trajetória como promotor de justiça pela comarca de Passagem Franca, em março de 1992. Passou também pelas comarcas de Paraibano e São Bento. Em 1993, foi promovido para a comarca de Lago da Pedra, de 2ª entrância. Também atuou na comarca de Viana, até ser promovido para a Promotoria de Codó, em 1994. Lá permaneceu até fevereiro de 1997, quando foi promovido para a Comarca de São Luís.

Os outros nomes na disputa são:

Carlos Henrique possui 31 anos de atuação no Ministério Público do Maranhão. Atuou na Direção da Administração Superior. É fundador de diversos cursos de Direito no Maranhão e faz parte da Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política.

Augusto Cutrim possui mais de três décadas de atuação no Ministério Público e é um dos mais conhecidos por estar a frente da Promotoria do Idoso, sempre ganhando visibilidade na mídia por suas ações. Ele já concorreu duas vezes, venceu em 2016 e ficou em segundo em 2020.

Márcio Thadeu possui 31 anos de atuação no Ministério Público, desde 2007 atua na 1ª Promotoria Especializada da Infância e da Juventude. Ele já concorreu em 2020, venceu a eleição, mas não foi o escolhido.

Rita de Cássia Maia Baptista é a única mulher na disputa. Ela já foi Ouvidora do Ministério Público e tem muita aproximação com o ministro do STF, Flávio Dino. Tanto que ela chegou a ser cotada para ser PGJ ainda em 2016, mas nunca veio a ocupar ou concorrer ao cargo.

Nas últimas eleições, os resultados terminaram da seguinte forma:

2016 – José Augusto Cutrim Gomes 212 votos; Luís Gonzaga Martins Coelho 183 votos; Justino da Silva Guimarães  146 votos; Marco Aurélio Batista Barros 126 votos.

2018 – Luíz Gonzaga Martins Coelho – Foi candidato único

2020 – Márcio Thadeu 195 votos; Eduardo Jorge Hiluy Nicolau 165 votos; Tarcísio José Sousa Bonfim 129 votos.

2022 – Eduardo Nicolau 264 voto e José Augusto Cutrim Gomes 115 votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *