De faixa roxa de Karatê a juiz federal: Saiba quem são os nomeados no gabinete de Flávio Dino no STF

Saiu a lista dos 15 assessores nomeados no gabinete do ministro Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal. O jornal O Estado de São Paulo, detalhou a lista que envolve desde militar com faixa roxa de Karatê (ou Caratê*) até juíz federal. No total são nove homens e seis mulheres atuando no gabinete em Brasília, seis deles trabalharam no Governo do Maranhão, outros dois vieram de atuação no sistema judicial maranhense e os demais de experiências diversas no DF e outros estados.

O nome mais conhecido dos maranhenses é a ex-diretora-presidente do Detran/MA, Larissa Abdalla, viúva do militante pedetista Jerry Abrantes. Rafael Vidigal é outro nome que também é conhecido dos maranhenses, jornalista de formação, trabalhou em veículos como O Imparcial e foi chefe de gabinete no Governo do Maranhão.

No âmbito judicial, o nome mais conhecido é do Estêvão André Cardoso Waterloo que foi secretário-geral do STF e do TSE em 2018.

Mas o nome que chama mais atenção pelo seu histórico é do militar Márcio André Moraes dos Santos (tenente-coronel da Polícia Militar do do Maranhão), que é faixa roxa em caratê e campeão maranhense, ou seja, o ministro do STF, também está pensando em sua segurança.

Veja todos os nomes a seguir:

  • Anderson Sobral de Azevedo (juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão), indicado como juiz auxiliar. Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDUL. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade CEUMA (MA).
  • Amanda C. Thomé Travincas (juíza do Tribunal de Justiça do Maranhão), indicado como juíza auxiliar. É natural de São Luís, onde exerceu também a função de professora do ensino superior.
  • Américo Bedê Freire Júnior (juiz federal no Espírito Santo), indicado como juiz auxiliar. Atuou na Corte do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) entre 2020 e 2021, e foi aluno de Dino no curso de graduação em Direito.
  • Rafaela Vieira Vidigal (ex-chefe de gabinete do então governador do Maranhão), indicada como chefe de gabinete.
  • Priscila Barbosa Carnaúba (mulher do líder do governo Lula no Congresso, senador Randolfe Rodrigues), indicada como assessora.
  • Larissa Abdalla Britto (ex-secretária adjunta de habitação na Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão), indicada como assessora. Foi diretora-geral do Detran do Maranhão e Diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública.
  • Rosemeri Teixeira Barros (ex-assessora de gabinete do governador do Maranhão), indicada como assessora. Foi também coordenadora de cerimonial do governo do Maranhão.
  • Fabiane Azevedo Guimarães (subsecretária da Representação do Estado do Maranhão no Distrito Federal), indicada como assessora. Ex-coordenadora do gabinete de Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
  • Lucas Souza Pereira (procurador de Estado do Maranhão), indicado como assessor.
  • Estêvão André Cardoso Waterloo (ex-secretário-geral do STF), indicado como assessor. Mestre em Direito e Políticas Públicas, foi secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2018.
  • Giuliano Koth Ribas (ex-secretário-geral da Presidência do STF), indicado como assessor.
  • Breno Pinheiro Franco de Araujo (ex-assessor no gabinete da ministra Rosa Weber), indicado como assessor;
  • Carlos Augusto de Araújo Lima Filho (ex-assessor de Análise de Recursos do STF), indicado como assessor. Está no STF desde 2010.
  • Gustavo da Fonseca Sandanielli Montú (ex-assessor-chefe da Central do Cidadão do STF), indicado como assessor;
  • Márcio André Moraes dos Santos (tenente–coronel da Polícia Militar do do Maranhão), indicado como assessor. Foi ajudante de ordens de Dino no governo do Estado. Faixa roxa em caratê, foi campeão maranhense.

* O esporte Karatê é mundialmente conhecida pela escrita com K, por ser uma palavra de origem japonesa que significa “mãos vazias”, mas a escrita em português com C, ficando Caratê. Mas como popularmente é conhecido pelo sua escrita original, o site www.diegoemir.com manteve no título a escrita mundialmente conhecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *