Reforma do aeroporto de São Luís vai possibilitar operação simultânea de embarques e desembarques domésticos e internacionais

Está cada vez mais próximo do aeroporto de São Luís receber voos internacionais. Durante a visita do governador Carlos Brandão (PSB), às obras de reforma do terminal aeroviário administrado pela CCR, foi informado que a partir da conclusão das obras será possível operar de forma simultânea embarques e desembarques domésticos e internacionais.

As obras que vão possibilitar a chegada de aviões que cruzam o Oceano Atlântico envolvem as duas pistas que passam a ter capacidade para operar aeronaves de classe Delta e já está concluído o novo sistema de drenagem, balizamento, sinalização e taxiamento das pistas bem como do pátio de aeronaves.

Assim como também a construção de duas novas salas de embarque, onde funcionarão em uma nova área de 1.500 metros quadrados para onde serão transferidas duas das três pontes de embarque, os famosos fingers. Sendo assim, o aeroporto de São Luís passará a ter três salas de embarque com 750 metros quadrados. Assim a capacidade operacional será triplicada. Com as novas salas será possível operar de forma simultânea embarques e desembarques domésticos e internacionais.

Com essas novas salas de embarques será possível instalar a área de controle alfandegário que é necessário para o embarque e desembarque de passageiros de voos internacionais. No aeroporto Val de Cans em Belém, existem seis pontes e nove portões de embarque, e existe o isolamento quando ocorrem a operação de voos para o exterior.

Também estão sendo modernizados os sistemas de ar-condicionado, combate a incêndio, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias entre outras intervenções. Com a ampliação das áreas de embarque e desembarque o aeroporto também ganhará novas áreas comerciais que poderão ser ocupadas por restaurantes, lanchonetes e outros prestadores de serviços.

As obras estão sendo executadas pela empresa CCR Aeroportos, concessionária que administra o aeroporto de São Luís. Com investimentos de R$ 117 milhões, as obras foram iniciadas em setembro de 2023, gerando 180 empregos direitos durante a duração dos serviços e devem ser concluídas em novembro de 2024.

1 thought on “Reforma do aeroporto de São Luís vai possibilitar operação simultânea de embarques e desembarques domésticos e internacionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *