Projeto do deputado Roberto Costa concede o título de cidadã maranhense à Catharina Bacelar

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou o Projeto de Resolução Legislativa nº 004/2024, de autoria do deputado Roberto Costa, conferindo o Título de Cidadã Maranhense à Catharina Nunes Bacelar. A cerimônia de entrega do Título de Cidadã Maranhense deve acontecer ainda neste mês dedicado às mulheres.

O deputado Roberto Costa destacou a importância do reconhecimento. “A dedicação exemplar e contribuição ímpar para o Estado do Maranhão fazem dela uma merecedora desta honra. Este título, no mês das mulheres, simboliza nosso reconhecimento pelo seu incansável trabalho, principalmente, no avanço das políticas públicas de igualdade das mulheres”, destaca.

Sobre a homenageada

Natural de Salvador, Bahia, Catharina Nunes Bacelar mora há quase quatro décadas no Maranhão e tem percorrido uma trajetória de brilhantismo na vida privada e na vida pública em prol da defesa dos direitos da mulher maranhense. Em maio de 2009, assumiu a pasta da Secretaria de Estado da Mulher, atendendo ao convite da governadora Roseana Sarney.

Durante os cinco anos de gestão frente à secretaria, alcançou 175 municípios maranhenses com ações e/ou itinerância, conhecendo mais de perto as realidades locais e estimulando a criação de novos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM). Durante a sua gestão, contabilizou um aumento de mais de 1000% no número de organismos, elevando o Maranhão a uma posição de destaque no cenário nacional das políticas públicas para as mulheres.

Os OPM’s são órgãos da administração executiva em suas três esferas (Federal, Estadual e Municipal), responsáveis pela execução das políticas públicas voltadas para garantir direitos, promover a equidade e a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e incorporar as mulheres como sujeitos políticos.

1 thought on “Projeto do deputado Roberto Costa concede o título de cidadã maranhense à Catharina Bacelar

  1. Catharina Nunes Bacelar tem luz própria. Discreta, competente e leal. Essas são as suas características mais marcantes. Tenho o privilégio de ser seu amigo (e de seu marido), há muitos anos. Poucas vezes concederam esse título a uma pessoa tão merecedora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *