Carlos Lula anuncia sua candidatura à vaga de conselheiro do TCE com apoio de 4 deputados e manda mensagem de “insatisfação” com o Governo

O que estava sendo ensaiado foi consolidado. O grupo liderado pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), anunciou nesta terça-feira, 27 de fevereiro, o nome de Carlos Lula (PSB) para concorrer ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, após o pedido de aposentadoria de Washington Luiz. O anúncio foi feito pelo próprio ex-secretário de Saúde, que deixou claro não ser um ato de declaração de oposição ao governador Carlos Brandão (PSB), mas sim, uma clara insatisfação com a condução da escolha do novo membro do TCE/MA.

A vaga que é de livre escolha da Assembleia Legislativa estaria destinada a Flávio Costa, advogado que concorreu ao Quinto Constitucional, mas sofreu uma dura derrota no Tribunal de Justiça do Maranhão, após a não comprovação da prática mínima de 10 anos de exercício da profissão de advogado.

O anúncio do nome de Flávio Costa foi feito pelo próprio governador em reunião com desembargadores e deputados estaduais, tanto que em uma articulação iniciada na semana passada, o advogado já contava com 32 assinaturas de apoio.

Porém, o grupo de Othelino Neto já ensaiava o lançamento do nome do advogado Sálvio Dino, irmão do ministro do STF, Flávio Dino. No entanto, eles foram surpreendidos com a antecipação da articulação de Carlos Brandão, que fez Sálvio, mas o grupo de deputados, não.

Então com apoio de Othelino Neto, Rodrigo Lago (PCdoB), Júlio César (PCdoB) e Fernando Braide (PSC), Carlos Lula colocou seu nome a disposição.

Lula inclusive anunciou que caso o nome dele não seja incluído na disputa pela vaga na Assembleia Legislativa, ele irá judicializar o processo de escolha do conselheiro do TCE/MA.

Carlos Lula é advogado com vasta experiência em Direito Eleitoral. É consultor legislativo concursado da Assembleia Legislativa e foi secretário de Saúde na gestão de Flávio Dino.

1 thought on “Carlos Lula anuncia sua candidatura à vaga de conselheiro do TCE com apoio de 4 deputados e manda mensagem de “insatisfação” com o Governo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *