“Posso me aposentar a qualquer momento, mas não penso nisso no momento”, declara Washington
Muito se especula sobre uma provável aposentadoria antecipada de Washington Luiz do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, que ocorrerá de forma compulsória no dia 24 de dezembro de 2024. No entanto, o titular do cargo descarta pensar nisso em “um curto prazo”. O site www.diegoemir.com entrou em contato com o membro da corte do TCE/MA e ele respondeu: “tenho mais de 40 anos de serviço público, já posso me se aposentar a qualquer momento, mas não penso nisso no momento”.
Washington afirma desconhecer qualquer articulação que envolva seu nome e seu provável substituto. Fora do Maranhão, o conselheiro está acompanhando um familiar que passa por um tratamento de saúde no Ceará, sua terra natal, portanto ele garante que não está envolvido em qualquer negociação que envolva a sua aposentadoria.
Com mais um ano no cargo do TCE/MA, Washington já avisa que pretende voltar a vida pública. “Se engana quem pensa que eu fui para o ostracismo ou que o Tribunal é um órgão para aposentados, me mantive ativo esses anos, sem esconder meus amigos e minhas ideologias, mas respeitando o cargo que ocupo, sem fazer política partidária. Mas quando deixar o Tribunal, não penso em descansar”.
Washington foi nomeado conselheiro do TCE em dezembro de 2013, quando ocupava o cargo de vice-governador do Maranhão, que exerceu a partir de 2011. Na época, a então governadora Roseana Sarney articulou a ida do petista para tentar emplacar Luís Fernando como governador. Antes, ele chegou a ser deputado federal entre 2009 e 2010, e concorreu à Prefeitura de São Luís em 2012.