Capacitação: SET SAO LUIS oferta treinamento pra servidores da SMTT

Teve início nesta quinta-feira, dia 19, a capacitação ofertada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de São Luís SET para os servidores públicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte acerca do novo sistema de Bilhetagem eletrônica.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora de gratuidade do SET São Luís, Porfiria Silva, que explicou o funcionamento da implantação do novo sistema e trouxe informações relevantes da fase 3, que inclui a emissão de segunda via do novo cartão. “Já havíamos previsto a necessidade de maiores esclarecimentos, para que o público usuário seja atendido da melhor forma”.

A capacitação, com duração de uma hora, ocorre das 15h as 16h e acontece também nos dias 19, 22, 23 e 24 de janeiro. A expectativa é que 40 servidores sejam capacitados. Antônio Sodré, servidor da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, foi um dos participantes da capacitação ministrada nessa quinta. Para ele, foi um momento para esclarecer uma série de questões. “À medida que o sistema for avançando, é necessário nos anteciparmos às dúvidas que podem aparecer”, explicou.

COMO FUNCIONA O NOVO SISTEMA?

O Sistema de Bilhetagem é composto por hardware (equipamentos) e softwares projetados para prover segurança, confiabilidade e rastreabilidade aos processos relacionados ao fluxo de crédito.

Essa total segurança nas etapas de gerenciamento dos créditos eletrônicos é um ponto fundamental, que passa por todos os processos de distribuição até a utilização pelo usuário. Um controle que garante ainda mais transparência e praticidade.

A implantação de todo o sistema envolve a colocação de outros validadores nas catracas dos coletivos urbanos e semiurbanos da região metropolitana de São Luís; a troca dos cartões de transporte (para públicos distintos: gratuidades, estudantes e vale transporte) pelos novos modelos; e inserção gradativa de outras formas de aquisição de créditos de passagem, que incluem pagamento por PIX, pagamento com QR Code e Carteira Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *