Prefeito Hilton Gonçalo participa do II Festival de Turismo na Região do Munim

Visando o desenvolvimento econômico da região do Munim, o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo participou no último domingo, 10 de dezembro, do II Festival de Turismo de Aventura na Região do Munim. O evento deixou um legado de aventura, inovação e progresso para uma ampla região com imenso potencial para aproveitamento do turismo como catalisador de desenvolvimento.

Ao longo de quatro dias de programação, foram desenvolvidas várias atividades como o Campeonato de Jet Sky, que envolveu 25 atletas nas cidades de Cachoeira Grande e Presidente Juscelino; O kite surf também teve espaço com uma rota que se inicia na praia de Panaquatira, em São José de Ribamar, e vai até à praia de Santa Maria de Guaxenduba, no município de Icatu. Esse trajeto percorrido em cerca de 40 minutos pelos atletas marcou um passo significativo para o turismo na localidade.

Hilton Gonçalo é um dos incentivadores da exploração do turismo na região nos Rios Itapecuru, Munim e Una, tanto que ele acompanhou de perto as atividades desenvolvidas pelo Sebrae.

Cultura e Sabor: Feiras que encantam paladares e impulsionam negócios

Além dos esportes, as feiras culturais e gastronômicas também foram destaques durante o Festival. No evento, o Festival da Mangaba, a Feirinha de Rosário e a Feira Cultural e Gastronômica de Icatu foram integradas à programação, unindo à aventura o gostinho de quero mais. Produtos artesanais, licores e delícias feitas de mangaba, fruta típica da região, encantaram os visitantes, proporcionando uma experiência com sabores e aromas tradicionais.

Para a realização das feiras, os artesãos e produtores foram capacitados com cursos de ‘Boas práticas na manipulação de alimentos’, promovidos pelo Sebrae.

Descobrindo a História e a Natureza Local

O Rio Itapecuru recebeu diversos passeios e competições em suas águas durante o II Festival de Turismo de Aventura. O passeio náutico de catamarã pelo Rio Itapecuru, saindo de Rosário até o povoado de Itamirim teve destaque. No Rio Itapecuru também foi realizada a tradicional competição de canoas rústicas, reunindo pescadores para uma regata que envolveu a força e a sabedoria popular dos participantes.

O Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo, destacou a importância do Festival para o desenvolvimento da região, enfatizando o papel do turismo na cadeia produtiva local, “O Festival de Turismo de Aventura é um evento importante para o desenvolvimento da região. Sabemos que o Turismo desenvolve toda uma cadeia produtiva e o Munim tem um grande potencial. Estamos realmente felizes, como Sebrae, em contribuir para gerar esse desenvolvimento”, destacou.

Saldo positivo: desenvolvimento, empreendedorismo e aventura

O II Festival de Turismo de Aventura do Munim encerra-se com um saldo positivo, marcando o avanço do desenvolvimento na região. Foram cerca de 240 empresas beneficiadas. A taxa de  ocupação de pousadas e hotéis ultrapassou os 90% durante o festival. Três novos roteiros turísticos foram testados, além de modalidades desportivas e iniciativas empreendedoras ganhando destaque, consolidando o compromisso do Sebrae com o crescimento sustentável da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *