Ginástica mental. Pensar também é exercício

Um dos temas mais abordados e discutidos na década, o bem-estar ganha protagonismo ao embalo da valorização dos cuidados com a cabeça. Mente saudável é fundamental para auxiliar no desempenho do organismo e reduzir o estresse provocado pela rotina repleta de trabalho, garantem especialistas. De acordo com eles, adotar hábitos saudáveis é o início do bem-cuidar da saúde.

A boa alimentação é um dos hábitos de maior impacto positivo no processo para se manter saudável. Dieta balanceada, rica em proteínas e vitaminas, reúne nutrientes indispensáveis ao desenvolvimento e funcionamento do corpo e da mente. Propriedades antioxidantes responsáveis por prevenir o envelhecimento e o desgaste do cérebro são encontradas, por exemplo, no abacate e no tomate; o auxílio para manter a capacidade cerebral vem do consumo de cacau, brócolis e o azeite de oliva.

Tão importante como a boa alimentação é o sono adequado, em período que está entre seis e oito horas, dependendo do tipo de metabolismo de cada pessoa. Dicas para desfrutar desse indispensável descanso incluem evitar o uso do celular ao se preparar para dormir, porque a luz emitida por esse aparelho interfere na produção de melatonina, hormônio responsável pela indução ao sono.

Sem esquecer da importância dos exercícios físicos, na relação das práticas auxiliares de mente saudável estão a socialização, o aprendizado de algo novo e o enorme rol de atividades que fazem pensar, tais como os exercícios de memória, a participação em debates construtivos, a solução de enigmas e a montagem de quebra-cabeças.

Para quem gosta das plataformas virtuais de entretenimento, uma boa opção é experimentar jogos clássicos como o poker. Título de cartas mais praticado no mundo, ele tem diversas variantes interessantes, sendo a mais apreciada o Texas Hold´em. No poker, o jogador deve analisar rapidamente as probabilidades e decidir um curso de ação. Ao mesmo tempo, precisa ler os adversários e perceber sinais tênues que possam indicar um blefe. Tudo isso, repetido em várias mãos, é um exercício poderoso para manter o cérebro em boa forma.

O porquê da popularidade da variante Texas Hold’em reside nas regras, fáceis de entender, de aprender e de colocar em prática. Essas peculiaridades atendem às expectativas de todos que apreciam jogar por diversão, já que a prática simples dispensa grandes esforços mentais, embora instigue o raciocínio e a atenção.

Há muito a ciência comprovou que estimular o cérebro o faz executar as funções com mais eficiência. Quando ele não é exercitado com regularidade, é comum nós sermos acometidos por “brancos” que ocorrem quando buscamos algo na memória que teima em não se mostrar. Com isso é possível concluir que sedentarismo mental é tão ruim quanto o sedentarismo físico. E é possível combater este mal com a leitura de um bom livro, por exemplo – enquanto lê, você exercita a capacidade de “entrar na mente” do autor. Neste caso, o cérebro exercita a capacidade de “viagem” fantasiosa, que é um estímulo e tanto.

Retomando a questão de exercícios físicos, eles se somam harmonicamente e têm um papel relevante também na ginástica mental. Praticá-los regularmente promove a melhoria do fluxo sanguíneo para o cérebro e a liberação de substâncias químicas que estimulam o crescimento de novas células cerebrais.

Tendemos a “complicar” exercícios físicos, o que os tornam refratários a muitas pessoas. Contudo, há os que são muito, muito simples mesmo. Um exemplo é fazer algo com a mão contrária à que se usa regularmente, fazer pequenos passeios a pé, incluir na rotina a leitura diária de jornais e, veja só, o yoga, que pede apenas postura estática, mas estimula o conhecimento do corpo e “lembra” ao cérebro os músculos que não são usados com tanta frequência. O desfecho é que, mesmo sem se dar conta, você receberá do cérebro estímulos indutores do uso de tais músculos.

Como se vê, há inúmeros exemplos. O importante é ter em conta que manter a mente ativa é fundamental. Em resumo, um bom caminho é tentar incorporar variedade de exercícios na rotina diária, cuidar da alimentação e nunca dispensar as horas de sono que seu organismo recomenda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *