Conferência da Mulher e da Advogada celebra a valorização, a qualificação e o espaço da advogada no mercado de trabalho

A Conferência da Mulher e da Advogada, realizada na última semana, já ficou na memória e na aprovação da advocacia pela: valorização e representatividade da Mulher Advogada, pela atualização das temáticas para o aprimoramento do conhecimento e atuação no mercado de trabalho e pela escolha das palestrantes e organização. O evento foi encerrado pela jornalista e advogada, Gabriela Priolli, que falou sobre a diversidade dos papeis da mulher.

O presidente Kaio Saraiva, que compôs a última mesa de eventos, e toda a diretoria adiantou que, em outubro, a advocacia maranhense terá mais um grande evento de qualificação: a Conferência Estadual da Advocacia. O que reafirma o compromisso de mais uma diretriz da sua gestão com a qualificação da classe. Ele garantiu que seguirá com um olhar atuante em defesa das mulheres advogadas. “Conquistamos importantes avanços, mas ainda temos muitos desafios pela frente. Como homem, enfatizo que não chegaria onde estou se não fossem as mãos de grandes mulheres. O protagonismo feminino é fundamental e estou engajado nessa luta”, afirmou.

Na ocasião da abertura da Conferência, Kaio Saraiva passou a condução dos trabalhos para a vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa. “Conquistamos importantes avanços, mas ainda temos muitos desafios pela frente. Como homem, enfatizo que não chegaria onde estou se não fossem as mãos de grandes mulheres. O protagonismo feminino é fundamental e estou engajado nessa luta”. A vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, ressaltou a importância da paridade de gênero na advocacia. “Muitas mulheres passaram na frente e abriram o espaço que temos hoje. Então, que possamos continuar abrindo esse espaço para muitas outras e, juntos, homens e mulheres, possamos caminhar na ordem maranhense e na busca pela justiça”, afirmou.

Para um público de mais de duas mil pessoas, nos dois dias de evento, a Conferência da Mulher e da Advogada fez história. Organizada pelas Comissões da Comissões da Mulher e da Advogada, de Promoção da Igualdade Racial, da Verdade da Escravidão Negra do Brasil, com o apoio da Escola Superior da Advocacia e da Caixa de Assistência da Advocacia, o evento abordou temas atuais e trouxe para o Maranhão, nomes reconhecidos nacionalmente.

As homenagens ficaram para as mulheres que fazem história. Entre elas, dona Pureza Loyola, que recebeu a medalha Célia Linhares pela atuação no combate ao trabalho escravo e a presidente da Assmebleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale. “Estou muito honrada em estar aqui e, embora não seja advogada, mas enfermeira por formação, reconheço a importância do protagonismo feminino em todos os espaços de poder. As mulheres conquistaram o seu espaço no jurídico, mas ainda é necessária muita luta para o alcance da igualdade de gênero no ambiente de trabalho”, disse.

Para a palestra magna, a presidente Nacional da Comissão da Mulher e da Advogada, Cristiane Damaceno, que enfatizou que a luta pela valorização e respeito das mulheres é responsabilidade de todos Seja homem ou mulher, é importante entender a complexa dinâmica de quem precisa a todo tempo ser reafirmada”, disse. A presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA, Nathusa Chaves, agradeceu a participação de toda a advocacia do Maranhão envolvida na organização como também nos grupos de Mulheres advogadas que vieram das Subseções. “O sistema de Justiça também aderiu a Conferência e uma rede se formou em prol da valorização, qualificação e conquista no mercado de trabalho para a mulher advogada”, disse.

Na solenidade, também estiveram presentes a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; a desembargadora Sonia Amaral, o coordenador de Comunicação do Conselho Federal da OAB, Thiago Diaz, Daniel Blume e Cacilda Cavalcante, a vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves, o secretário geral da OAB/MA, Gustavo Mamede, o Vandir Fialho Júnior, o presidente da CAAMA, Ivaldo Praddo, diversos Conselheiros Seccionais, presidentes de Subseções da OAB/MA e de Comissões da OAB/MA entre outras autoridades.

Palestras

A II Conferência da Mulher e da Advogada abordou o tema “Mercado jurídico contemporâneo: perspectivas e oportunidades na advocacia”. Foram três eixos de debates que contemplam mais de dez temáticas como: A importância do protocolo para julgamento com perspectiva de gênero e raça como instrumento de Justiça, Perspectivas do direito antidiscriminatório no mercado jurídico, A atuação da advocacia feminina no Tribunal do Júri, Gestão de escritório e Prerrogativas e o direito fundamental à Felicidade.

Na manhã do segundo dia de evento e para um auditório lotado, foram ministradas palestras que abordaram temáticas como: as práticas de julgamento com perspectivas de gênero direcionadas para as advocacias trabalhista e previdenciária. Entre as palestrantes: Lavínia Coelho, Thaís Moura e Dione Almeida. Presidentes de comissões, Conselheiras Estaduais e Federais e representantes da ESA foram responsáveis por conduzir os painéis.

No segundo painel do dia o universo do Tribunal do Júri, às práticas na investigação defensiva, o empreendedorismo jurídico e o direito à Felicidade. Foram as temáticas abordadas no segundo painel do dia da Conferência Estadual da Mulher e da Advogada. Entre as palestrantes: Florence Rosa, Michele Aguiar, Isis Fontenele e Aline da Silva. A Conferência foi encerrada pela jornalista e advogada Gabriela Prioli falando sobre os diversos papéis da mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *