Sede do escritório de Carlos Sérgio Barros ganha “roupa nova” e é destaque no segmento de advocacia no Maranhão
Detentora do título de cidade Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1997 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), São Luis do Maranhão integra um grupo seleto de cidades do mundo. Com a construção da ponte do São Francisco, em 1970, teve início a expansão urbana em direção ao norte da ilha, quando foram surgindo a implantação de bairros de classe média e alta, ocupando-se, inclusive, a orla da capital.
Mas se no início dessa ‘nova fronteira urbanística’ os arquitetos, construtores e moradores de um modo geral não se libertavam do fascínio do estilo colonial e as construções eram meros pastiches dos prédios históricos ou do estilo “sem estilo”, copiado dos prédios paulistanos, de uns tempos para cá a arquitetura da capital maranhense começa a evoluir.
As obras residenciais modernas, restritas a condomínios de luxo, e os prédios residenciais em áreas limitadas da cidade ainda não conseguiram mudar a paisagem arquitetônica local, alguns prédios comerciais, como faculdades, hospitais e outras construções localizadas nas avenidas principais, vão dando nova feição à capital.
A mais recente obra com esse caráter de modernidade foi a reforma e readaptação de um escritório jurídico. A sede própria da Carlos Sergio de Carvalho Barros advogados associados, que desde 1998 ocupava uma construção contemporânea no bairro do São Francisco, acaba de passar por uma radical reforma e readaptação, que a coloca entre os mais modernos e bonitos prédios da cidade.
Os principais responsáveis pela belíssima obra foram o escritório Elayne Macêdo Arquitetura, de Teresina (PI) e a Concept Móveis Projetados, de São Luis (MA).
Revestida por um conjunto de brise-soleil vertical em painéis de ACM, a mais moderna e versátil solução para construção de fachadas da atualidade, e dotada de iluminação em led, a vista frontal e lateral do prédio, implantado numa esquina, se destaca na paisagem, tanto de dia como de noite.
Foram meses de obras que alteram completamente o prédio, alterando significativamente não só a área construída, mas toda a concepção arquitetônica.
“O maior desafio, depois de definido o projeto, uma batalha de meses de análise de plantas e croquis, foi estabelecer a logística da obra. Tínhamos que fazer a construção em tempo recorde, para minimizar o desconforto de conciliar as obras com o funcionamento pleno do escritório”, lembra Carlos Sergio. “Mas, graças a eficiência das equipes envolvidas, chegamos ao fim com sucesso!”, concluiu o advogado.
Se a fachada e seus elementos arquitetônicos dão uma “cara nova” ao prédio, seu interior não fica atrás. Dotado de revestimentos refinados de piso e paredes, de mobílias requintadas, iluminação planejada e ambientes amplos e mais confortáveis para a equipe profissional e visitantes, a sede do escritório de advocacia Carlos Sergio Barros é uma verdadeira joia arquitetônica de São Luís e exemplo de construção moderna de rara beleza.