Medicina do Grupo Educacional Ceuma conquista o Selo de Qualidade Saeme

O Curso de Medicina do UNIFAMAZ, uma instituição do Grupo Educacional Ceuma, recebeu, na última quinta-feira (17), o melhor selo brasileiro de qualidade validado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM), concedido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Sendo assim, o curso de Medicina do Grupo passa a ter reconhecimento internacional, afinal o SAEME é orientado pelo Guideline for Accreditation of Basic Medical Education da Organização Mundial de Saúde e da World Federation for Medical Education.
A acreditação representa a certificação formal da qualidade do curso de Medicina do UNIFAMAZ foi observada em um projeto pedagógico estruturado por competências, no aprimoramento das práticas educacionais dos docentes e preceptores de alta performance, mestres e doutores comprometidos com o currículo integrado e inovação tecnológica atrelados à infraestrutura adequada para atender as demandas exigidas pelo programa do Curso. Considerando os avanços das ciências médicas e as normas atuais da área da saúde, o Grupo Ceuma mantém a modernização de seus espaços providos de recursos de última geração e que servem de suporte ao ensino, presentes nos laboratórios permanentemente atualizados e equipados com óculos de realidade virtual, plataforma multidisciplinar 3D e robôs no Centro de Simulação Realística para reproduzir cenários clínicos reais.
O curso de Medicina do UNIFAMAZ foi avaliado em cinco domínios: Gestão Educacional, Programa Educacional, Docente, Discente e Ambiente Educacional e foram destacadas as boas práticas educacionais merecendo ser notificadas e compartilhadas como forma de contribuir com a formação médica no Brasil. A estrutura de excelência é percebida em todos os projetos físicos do Grupo Ceuma como parte da aplicação da diretriz de Responsabilidade Social: seja nos Centros de Saúde Escola, complexos de serviços próprios, prédios anexos com consultórios, especialidades médicas, ou no serviço de saúde mental, vacinação, laboratório de análises clínicas e clínica odontológica, no qual os serviços são oferecidos gratuitamente com forte participação na comunidade e na Atenção Básica à Saúde.
Prezando a qualidade do curso e particularidade do egresso a ser formado, o Grupo Ceuma  assegura ambientes de lazer e descanso para discentes e docentes. A iniciativa cumpre a prioridade de boas práticas educacionais exigidas pelo SAEME. Além disso, oportuniza a interação, ao mesmo tempo em que encontra maneiras de potencializar a produção e compartilhar conhecimentos, garantindo um lugar acolhedor e de transformação nas esferas científicas e socioculturais.
Posto isto, o reconhecimento deste selo ao UNIFAMAZ demonstra, mais uma vez, o comprometimento do Grupo Educacional Ceuma centrado no processo de construção de saber pelo estudante e no docente como facilitador do ensino-aprendizagem. A acreditação apresenta instituições de ensino que contribuem ativamente com a formação médica no Brasil. E é neste sentido que o Grupo Ceuma atua, visando reforçar a excelência no uso de métodos de instrução que introduzem o estudante na centralidade do processo de ensino e foco em uma trajetória acadêmica que contemple perspectivas interdisciplinares. Sendo assim, o ensino médico vem sendo estruturado com fundamento no trato ético-político. Logo, faz com que o Grupo Ceuma se apoie na formação de profissionais com responsabilidade social, compromisso sanitário, sensibilidade humanística, competência técnico-assistencial e desenvolvimento científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *