Senado marca cerimônia para homenagear fundadores da Assembleia de Deus

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) informou, nesta quinta-feira (01), que a cerimônia de entrega da Comenda Daniel Berg e Gunnar Vingren – premiação às pessoas e instituições responsáveis por ações religiosas e sociais – deverá ocorrer no próximo dia 8 de novembro.

De autoria da parlamentar maranhense, a Comenda foi aprovada pelo plenário do Senado em março e leva o nome de dois missionários da Suécia que chegaram ao Brasil em 1910. A senadora conta que Daniel Berg e Gunnar Vingren vieram ao País ‘sem saber uma palavra em português, mas decididos a pregar o evangelho’.

“A Comenda busca reconhecer uma história de fé, de luta e de muita dedicação, bem como incentivar o desenvolvimento de relevantes ações religiosas e sociais, com destaque na área da filantropia”.

Ela também lembra que Gunnar e Vingren fundaram em Belém (PA) uma igreja chamada Missão de Fé Apostólica, que em 1918 passou a se chamar Assembleia de Deus.

“Vivemos em uma nação ainda marcada pela pobreza. Muitas vezes, em comunidades carentes, o amparo religioso é decisivo para que seja possível reunir forças e seguir em frente”, disse Eliziane Gama.

Conselho

De acordo com o projeto que instituiu a Comenda, será criado um conselho para a concessão da horaria — formado por senadores — que deve se reunir no segundo semestre para a definição das pessoas ou as instituições que receberão a premiação por suas ações religiosas e sociais, com destaque para a área de filantropia.

A Comenda, acompanhada da concessão de diploma de menção honrosa, será concedida anualmente pela Mesa do Senado até três pessoas físicas ou jurídicas, durante sessão especialmente convocada para esse fim.

O conselho será formado por um senador de cada um dos partidos com assento na Casa, com renovação do colegiado a cada dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *