Obras de construção do Viaduto da Litorânea são iniciadas na Avenida dos Holandeses

A Secretaria de Infraestrutura do Maranhão já iniciou a construção do Viaduto da Litorânea, que vai possibilitar uma maior fluidez do trânsito na Avenida dos Holandeses no sentido Calhau – Ponta d´Areia, assim como dará maior rapidez para a entrada da Avenida Litorânea. De acordo com informações do secretário Aparício Bandeira, o trabalho não precisará interditar as vias públicas e deve ser concluído em um ano ou menos.

O secretário Aparício Bandeira explicou que o Viaduto da Litorânea terá uma extensão de 150 metros e vai garantir o fim dos engarrafamentos e semáforos no cruzamento das Avenidas dos Holandeses e Litorânea na região da Ponta do Farol.

Com a construção do Viaduto, quem vem da AABB vai passar por cima para ir direto para Ponta d´Areia. Quem vier no sentido contrário e desejar entrar na Avenida Litorânea vai passar por baixo da elevação. Quem desejar seguir reto para o Calhau, continuará tendo a avenida em trânsito livre.

A obra do Viaduto da Litorânea também vai trazer mudanças na entrada do bairro da Ponta do Farol na região do restaurante da Cabana do Sol.

Nova extensão da Litorânea

Como anunciada pelo governador Carlos Brandão no dia 26 de maio, o secretário Aparício Bandeira revelou que os estudos já foram iniciados para a nova extensão da Avenida Litorânea, que será da entrada da Rua São Carlos no Olho d´Agua até a entrada da Praia do Araçagy em São José de Ribamar.

Esse novo trecho deve ter uma extensão completa de 3,7 km, sendo a maior intervenção feita, desde a construção da Avenida Litorânea que foi concluída em 1993 no governo Edison Lobão.

A Avenida Litorânea foi idealizada ainda na década de 80 pelo governador Luiz Rocha e o projeto consistia em ligar a Praia de São Marcos até a Praia do Araçagy, porém por entraves burocráticos e licenças ambientais, apenas 5,5 km foram entregues na inauguração.

Após 26 anos, o prefeito de São Luís, João Castelo (falecido), construiu mais 1.180 metros da Avenida Litorânea, que ficou conhecida como extensão, esta obra foi entregue em 2012.

Em 2021, o governador Flávio Dino entregou um novo trecho com 1.800 metros, ligando os bairros do Calhau ao Olho d´agua por meio da Avenida Litorânea.

Se Carlos Brandão entregar o novo trecho da Avenida Litorânea que chegou a ser projetado pelo arquiteto Burle Marx, a Avenida Litorânea vai praticamente alcançar, quase 50 anos depois a conclusão do seu projeto inicial, totalizando quase 10 km de extensão.

Porém, Aparício Bandeira lembra que esse projeto é mais complexo e com obras mais demoradas que podem levar de 2 a 3 anos para conclusão.

Outro trecho que existe uma possibilidade de construção é a ligação da Praça do Pescador a Ponta do Farol, uma via de 600 metros, que chegou a ser proposta pelo ex-senador Roberto Rocha, mas esta não tem nem discussão no momento.

4 thoughts on “Obras de construção do Viaduto da Litorânea são iniciadas na Avenida dos Holandeses

  1. Muito bem entra governador e sai governador meche na litorania entra prefeito e sai prefeito faz obra na litorania queria saber e a avenida dos portuguêses nao existe anos necessitando de um viaduto na entrada da ufma para mais fruidez do trasinto da regiao que mais ajuda o caixa do estado e municipio com recursos para ser aplicado nos bairros do rico e na regiao itaqui bacanga nada nenhum protejo para a avenida dos portugueses

    1. É claro o despreparo do Governo do Maranhão ao decidir e iniciar esta obra do viaduto de acesso à litorânea. Aquele local não pede uma obra desta natureza, gasto e que irá danificar claramente o entorno, há volume mas não há engarrafamento que justifique, o local vai ficar feio e há espaço no local para uma obra mais inteligente. Fica o pedido para que outras entidades se manifestem e parem esta obra inútil.

  2. É claro o despreparo do Governo do Maranhão ao decidir e iniciar esta obra do viaduto de acesso à litorânea. Aquele local não pede uma obra desta natureza, gasto e que irá danificar claramente o entorno, há volume mas não há engarrafamento que justifique, o local vai ficar feio e há espaço no local para uma obra mais inteligente. Fica o pedido para que outras entidades se manifestem e parem esta obra inútil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *