Novos dados do IBGE podem fazer o Maranhão perder a vaga de 1 deputado federal e 1 deputado estadual na eleição de 2026

Os números do IBGE mostraram que o Maranhão perdeu duas posições no ranking de estados mais populosos. O Censo 2022 aponta que agora são 6.775.152 habitantes, um crescimento de 200.363 pessoas em 10 anos. Porém, Santa Catarina e Goiás, ganharam mais moradores, tornando-os estados com maior taxa de crescimento 1,66% e 1,36%, respectivamente. O Maranhão cresceu apenas 0,25% e a média nacional foi de 0,52%. Os números podem alterar a composição das bancadas na Câmara Federal e nas Assembleias Legislativas reduzindo em pelo menos uma vaga para os maranhenses.

O número de representantes na Câmara dos Deputados e nas assembleias legislativas está ligado à quantidade de habitantes. Para chegar à quantidade de cadeiras de cada estado na Câmara dos Deputados, é preciso usar como referência o Quociente Populacional Nacional (QPN), que equivale a 395.833. O número é o resultado da divisão da população do país, segundo o último Censo (203.062.512,00), pela quantidade de vagas na Câmara (513).

O Maranhão atualmente tem 18 vagas para deputados federais, mas sua média do número de população por vagas na Câmara Federal, o estado pode perder uma vaga para a eleição de 2026. É prematuro afirmar que isso vai acontecer, pois um novo cálculo é feito para saber para onde vão as 17 vagas que compõem as sobras que serão distribuídas entre 18 unidades da federação, pois São Paulo, Acre, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins, não participam dessa redistribuição.

Com a possível queda para 17 deputados federais, o número de deputados estaduais pode diminuir para 41, pois os estados com mais de 12 deputados federais têm direito a 36 deputados estaduais — relativos às 12 primeiras cadeiras — mais um deputado estadual para cada cadeira a mais. Ou seja, se um estado tem 15 deputados federais, tem direito a 39 cadeiras nas assembleias legislativas (36 + 3). Atualmente o Maranhão tem 18 federais e 42 estaduais.

O certo é que os estados de Santa Catarina e Goiás vão ganhar mais deputados federais, o primeiro tem 16 representantes e o segundo 17.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *