Prefeito Eduardo Braide tem conversas adiantadas para garantir Republicanos, MDB e PDT em seu palanque para 2024

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), evita tratar de política e focar mais em gestão, mas sabe que não pode deixar a articulação de lado e correr o risco de repetir o que ocorreu com João Castelo (falecido), em 2012, quando formou aliança apenas com os nanicos PMN e PRP. Visando à reeleição, o gestor municipal tem conversas adiantadas com Republicanos, MDB e PDT.

Com o Republicanos, a aliança é praticamente certa, uma vez que o presidente Aluísio Mendes possui dificuldades em alinhamento político com qualquer outro nome competitivo.

O apoio para 2024, está quase certo, só falta o Republicanos decidi em qual Secretaria vai apresentar seu indicado na Educação ou na Assistência Social. O partido ainda vai manter o controle da Secretaria de Segurança Alimentar, comandada por Nirvana Vieira, indicada por Aluísio Mendes.

O MDB é outra legenda de interesse de Eduardo Braide, atualmente o partido comanda a Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Metropolitano, liderada por André Campos, mas o partido considera algo pequeno ao seu tamanho.

Com a provável filiação de Cleber Verde ao MDB, a Secretaria de Esportes, não entraria nessa conta, mas sim na cota pessoal do deputado federal, que indicou Romário Barros para a função.

O PDT tinha o controle da Secretaria de Governança e Orçamento Participativo, mas desde a saída de Pavão Filho, não houve novo anúncio. Os pedetistas querem um espaço ao tamanho da estatura do partido em São Luís.

Além das conversas com esses três partidos, outros dois políticos apesar de estarem sem mandato, mantém a indicação de titulares de Secretarias.

O ex-deputado federal Edilázio Júnior tem a irmã Karla Passos no comando da Secretaria de Meio Ambiente e o ex-senador Roberto Rocha manteve Liviomar Macatrão na Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

As demais Secretarias, Institutos e Autarquias são indicações da cota pessoal do próprio prefeito.

Vale lembrar que vários que declararam apoio a Eduardo Braide no 1º turno ou 2º turno, não chegaram a ocupar espaços na gestão municipal, caso de Hilton Gonçalo, prefeito de Santa Rita, Adriano Sarney (PV), e dos deputados estaduais Wellington do Curso e Yglesio Moyses, os dois últimos já perderam a paciência e dão indícios que vão concorrer à Prefeitura de São Luís.

Neto Evangelista, tinha o controle da Secretaria de Esportes, mas decidiu se afastar da gestão municipal após a eleição de 2022 e se colocar na condição de pré-candidato a prefeito.

1 thought on “Prefeito Eduardo Braide tem conversas adiantadas para garantir Republicanos, MDB e PDT em seu palanque para 2024

  1. Esses apoios do partido a Braide deve custar algumas indicações para cargos comissionados e contratações de empresas terceirizadas que tiverem relações com políticos dessas agremiações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *