Roberto Costa anuncia solução do governo para a falta de leite especial no estado

Durante a sessão plenária desta terça-feira (11), o deputado Roberto Costa repercutiu na tribuna um pedido das mães de Bacabal que têm filhos com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e que estão sofrendo com a falta do leite especial fornecido pelo estado. O parlamentar também anunciou a solução do governo para o problema.

“Agradeço ao governador Carlos Brandão por ter prontamente nos respondido sobre essa demanda e ao secretário de saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, por ter me dado todas as condições para expor a situação e nos informar que a partir da próxima semana já estará resolvido a falta do leite Neocate. Portando, tranquilizando todas as mães que estão vivendo esse problema com os seus filhos que sofrem alergia à proteína do leite de vaca”, disse o deputado.

Segundo o parlamentar, no Maranhão, são cerca de 1.300 crianças que há dois meses não recebem os leites Neocate, Neocate Advance e Pregomin pelo programa do estado e que estão também em falta nas farmácias. Ainda segundo Roberto, cerca de 90% dessas 1.300 crianças são de famílias de baixa renda, sem condições de comprar uma lata de leite especial, que custa em média R$ 260,00.

Roberto Costa disse que a partir de sexta da próxima semana o leite Neocate já estará sendo disponibilizado às famílias. “Como existe uma demanda muito grande no país também pela procura desse leite, ele já disse que depois do feriado do dia 21, ele também entregará este leite. O Pregomin já tem a licitação que está sendo feita segunda-feira, tem dois fornecedores no Brasil, que está inclusive participando desta licitação e que ele acredita que no começo de maio será entregue esse leite”, discursou o deputado.

Roberto Costa ressaltou ainda sobre o deslocamento das famílias para buscar o leite em São Luís. O programa é coordenado pelo Hospital Juvêncio Matos e, para receber esse leite, essas famílias de todo o estado precisam se deslocar do seu município até a capital para realizar a consulta e adquirir o leite por três meses.

“Em Bacabal temos muitas famílias que estão apreensivas com este problema. Lá temos mais de centenas de crianças que são atendidas pelo programa. Eu me comprometi com essas famílias em falar com o governador, como já foi feito, que se dispôs em solucionar com urgência este problema. Ele dará uma atenção especial a todas as famílias, garantindo o bem-estar e a segurança alimentar das crianças”, finaliza o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *