Pacientes que participaram de Mutirão de Escoliose do HU-UFMA reúnem-se para comemorar sucesso das cirurgias

Poder realizar atividades que até então eram limitantes e ter a autoestima elevada são alguns dos pontos mais enfatizados pelos pacientes que participaram do Mutirão de Escoliose realizado pelo Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh/MEC) em parceria com Brazilian Spine Study Group (BSSG- organização formada por médicos especialistas em cirurgia de coluna vertebral.) Foram 30 histórias de vida transformadas, que hoje contam relatos cheios de superação e alegria.

Parte deles reuniram-se na última sexta-feira, 31, em um evento realizado no auditório central do HU-UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em comemoração aos dois anos do Mutirão.  O evento contou também com uma homenagem in memorian a um dos renomados profissionais que participou da ação, Rubens Rotondo Júnior. Foi entregue à sua família a medalha de honra ao mérito Doutor Antônio José Jorge Martins, maior distinção honorífica do hospital.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a escoliose atinge mais de seis milhões de brasileiros, sendo mais frequente no sexo feminino. A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral que pode trazer sequelas irreversíveis para alguns órgãos e sistemas, como o cardiorrespiratório e o neurológico, quando não tratadas em tempo hábil. A intervenção cirúrgica ajuda a corrigir e impedir a progressão da deformidade, que pode acometer crianças e adolescentes na fase pré-puberal (período entre o final do terceiro ano até o início da puberdade).

A paciente Shaylla Cabral, 16, descobriu a escoliose aos 11 anos e depois que recebeu o diagnóstico teve sua vida mudada por completo. Foi um começo difícil, de não aceitação e de medo com a ideia da cirurgia “Isso mexeu muito com o meu psicológico. Por muito tempo senti medo e insegurança com o meu corpo, não conseguia participar de momentos importantes. Mas a cirurgia mudou a minha vida. Hoje sou uma pessoa forte porque não deixei o medo me parar” relata.

Após a cirurgia, uma nova garota surgia, agora com a autoestima renovada. Com lágrimas de felicidade e trajando um vestido de alça, algo simples, mas não cogitado antes, ela acrescenta: “Hoje sou capaz de participar de tudo que tenho vontade. Tenho um papel importante nessa vida que é mostrar a força que tem dentro das pessoas que convivem com a escoliose”.

O chefe da Unidade de Traumato-ortopedia, Sebastião Vieira de Moraes agradeceu o empenho de todos os envolvidos e reforçou a importância da ação “Não foi fácil chegar até aqui. Os melhores momentos das nossas vidas são quando cuidamos de alguém. E esse mutirão mostrou o quanto foi importante a dedicação de cada um. Muitas vidas foram mudadas. E ver os pacientes aqui reunidos, felizes, não tem preço.”

Para o representante da BSSG, Carlos Romero, cada mutirão realizado traz ganhos imensuráveis para todos os envolvidos “Saímos dos mutirões muito maiores do que entramos. Ver vocês aqui após dois anos tão bem, nos mostra que estamos no caminho certo.”

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho destacou a alegria em participar de um momento tão nobre não só pela celebração da saúde dos pacientes, mas também pela homenagem a um dos grandes nomes da ortopedia no Maranhão. “Rotondo sempre será lembrado. Ele deixa um legado relevante para toda a sociedade. Vamos continuar aqui com a nossa missão em fazer o melhor para cada paciente. O mutirão e tantas outras ações são exemplos disso”.

O evento contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, do superintendente em exercício do HU-UFMA, Dyego José de Araújo Brito, do chefe da Unidade de Traumato-ortopedia, Sebastião Vieira de Moraes, do representante da BSSG, Carlos Romero, além dos demais profissionais envolvidos, pacientes e familiares.

Homenagem

A entrega das medalhas e diplomas de honra ao mérito do Hospital Universitário da Ufma “Dr. Antonio José Jorge Martins”, é concedida às personalidades que se destacam no mundo acadêmico, compartilhando saberes e, acima de tudo, que colaboram com o crescimento e o desenvolvimento do hospital universitário.

A medalha foi instituída e aprovada no ano de 2003, pelo conselho administrativo do HU-UFMA na gestão de Natalino Salgado Filho. Leva o nome do dr. Antônio José Jorge Martins em memória ao grande médico clínico geral e professor de clínica médica do departamento de medicina da Ufma, que também lutou pela criação do hospital universitário. Conquista que contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da saúde no Maranhão.

Quem recebeu a homenagem in memorian foi Rubens Rotondo Júnior, que atuou no mutirão e contribuiu muito com a história do HU-UFMA. Ele quem realizou a primeira cirurgia de escoliose do hospital, além de ter contribuído com a formação de centenas de médicos. A medalha foi entregue à viúva Rosângela Rotondo.

Mutirão

Entre os dias 11 e 12 de dezembro de 2020 foi realizada uma triagem com 50 pacientes que aguardavam na fila do hospital para fazer essa cirurgia. Destes, 30 foram selecionados após avaliação das condições clínicas para a devida indicação do tratamento cirúrgico.

Além da redução da fila por conta das suspensões das cirurgias eletivas durante a pandemia, o mutirão também proporcionou aos residentes uma oportunidade a mais de aliar teoria e prática, tão essenciais para a formação profissional.

Foi realizada a cirurgia em 30 pacientes entre 9 e 24 anos em fevereiro de 2021. Contou com a logística de quatro salas de cirurgias e a participação de mais de 150 profissionais do HU-UFMA, distribuídos no pré, trans e pós-operatório, além de 28 profissionais que vieram de outros estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *