Campanha de vacinação contra Influenza busca imunizar mais de 2 milhões de pessoas no Maranhão

A campanha nacional contra Influenza teve início na segunda-feira (10), mas o Governo do Maranhão saiu na frente, antecipando em uma semana a imunização, por conta do período chuvoso, momento em que aumentam os casos da doença. Consequentemente, um total de 4.073 doses já haviam sido aplicadas em todo o estado até a tarde de segunda-feira (10). A meta é imunizar 2,4 milhões de pessoas no Maranhão e a campanha segue até o final do mês de maio.

Dona Joana Paula Sousa, 64 anos, é uma das 4.073 maranhenses imunizadas com o início da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Ela foi até a Policlínica do Vinhais para uma consulta e depois aproveitou para colocar o cartão de vacinação em dia. Todos os anos, ela busca os postos de saúde para se imunizar contra a gripe.

“Eu vim consultar e me lembrei que já fazia um ano que eu tinha vacinado contra Influenza, então vi a mobilização e aproveitei para vacinar logo. É muito bom se vacinar para manter a saúde em dia. Agradeço a Deus e ao governo por nos dar a oportunidade de já sair vacinado daqui da Policlínica”, comentou dona Joana.

De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tayara Pereira, a imunização é de extrema importância para a saúde pública, além de um ato de cuidado com o próximo.

“A vacina é um ato de cuidado e amor ao próximo. Ela previne as doenças associadas a todos os tipos de vírus da Influenza e as doses foram distribuídas em todos os 217 municípios, que já estão com ponto de vacinação. Todos os anos a campanha é realizada, pois é necessária para prevenir contra essa doença”, explicou.

Tayara Pereira ressaltou, ainda, que o Governo do Maranhão tem estimulado a aplicação de todas as vacinas e para isso criou a Campanha Vacina para Todos, que busca ampliar a mobilização realizada no estado.

“Essa é uma das estratégias que o Governo do Maranhão vem realizando para cuidar da saúde da população. Todas as vacinas são importantes, então é fundamental que se você for a um ponto de vacinação, aproveite e atualize o cartão de vacinação”, frisou.

População apoia imunização

A aposentada Elza Lisboa, 72 anos, tem o cuidado de estar sempre atenta ao cartão de vacinação e se imunizou contra a Influenza. “Eu vim me proteger das doenças e todos os anos eu participo da campanha. Este ano estava faltando só essa da gripe. Tem gente que inventa história para não vacinar. A vacina é para a gente se proteger e não dói nada”, disse.

O aposentado Antunino Pinho, 73 anos, também defende a vacina e todos os anos participa da campanha. Assim que viu divulgarem o início da imunização procurou a Policlínica do Vinhais. “Eu não tenho medo de vacina, tenho medo é de ficar gripado, a gripe é terrível e, por isso, vim me vacinar. Todos os anos eu venho e espero que as demais pessoas venham também, é bom e importante”, afirmou.

Com a proteção da vacina, o consultor Jorge Luís Campos Lago, 64 anos, explica que há muitos anos não fica gripado. “Eu sei que a vacina previne. Isso tanto é verdade que eu já me esqueci a última vez que fiquei gripado. É algo importante, ter essa responsabilidade sobre a sua saúde através de um gesto tão simples, que é se vacinar. A vacina é para o bem de todos e o governo oferece de forma gratuita”, observou.

Público prioritário

A vacinação contra Influenza é destinada, prioritariamente, a crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres em período de pós-parto), pessoas com comorbidades, pessoas acima de 60 anos, população privada de liberdade, professores, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores rodoviários e portuários, adolescente em medida socioeducativa, além de servidores das forças armadas, de salvamento e segurança.

Pontos de vacinação

A vacinação está disponível em todos os 217 municípios do Maranhão. As doses foram enviadas às prefeituras que disponibilizam pontos de vacinação, normalmente as Unidades Básicas de Saúde (UBS), para atender à população. Além das UBS, na capital também é possível vacinar nas Policlínicas do Vinhais e da Cidade Operária, além do Hospital Genésio Rego, Hospital Aquiles Lisboa e Hospital da Vila Luizão, que fazem parte da Rede Estadual de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *