Lista Suja do Trabalho Escravo tem 12 empregadores no Maranhão; Confira a lista

Lista Suja do Trabalho Escravo, atualizada nesta quarta-feira (5) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem 12 empregadores que submeteram pessoas a condições análogas à de escravidão no Maranhão. A divulgação é feita em abril e outubro de cada ano. A nova atualização inclui decisões que não cabem mais recurso de casos de trabalho escravo identificados pela Inspeção do Trabalho entre os anos de 2018 e 2022.

Dentre os nomes da lista do Maranhão, alguns são conhecidos como o ex-deputado estadual Dr Pádua da legislatura 2015-2019; o ex-presidente do PSL de Balsas, Paulo Junio Teixeira Garcia e outros.

Considera-se trabalho realizado em condição análoga à de escravo a que resulte das seguintes situações, quer em conjunto, quer isoladamente: a submissão de trabalhador a trabalhos forçados; a submissão de trabalhador a jornada exaustiva; a sujeição de trabalhador a condições degradantes de trabalho; a restrição da locomoção do trabalhador, seja em razão de dívida contraída, seja por meio do cerceamento do uso de qualquer meio de transporte por parte do trabalhador, ou por qualquer outro meio com o fim de retê-lo no local de trabalho; a vigilância ostensiva no local de trabalho por parte do empregador ou seu preposto, com o fim de retê-lo no local de trabalho; a posse de documentos ou objetos pessoais do trabalhador, por parte do empregador ou seu preposto, com o fim de retê-lo no local de trabalho.

Um dos objetivos do Ministério do Trabalho e da Previdência é erradicar o trabalho escravo e degradante, por meio de ações fiscais coordenadas pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, nos focos previamente mapeados. A Inspeção do Trabalho visa regularizar os vínculos empregatícios dos trabalhadores encontrados e demais consectários e libertá-los da condição de escravidão.

ANTONIO DE PADUA FERREIRA BARROS – FAZENDA SANTO ANTÔNIO, ASSENTAMENTO CACHORRO MAGRO E O POVOADO RANCHARIA, ZONA RURAL, MONTES ALTOS/MA

DAMIÃO RIBEIRO SALES – FAZENDA SANTA RITA, BR-230, KM 485, S/N, ZONA ZURAL, RIACHÃO/MA

FRANCISCO DA SILVA ROCHA FILHO – FAZENDA MORADA NOVA II, POVOADO MORADA NOVA II, ZONA RURAL, CODÓ/MA

HERBERT DOS SANTOS BRITO – POVOADO VILA REAL, ZONA RURAL DE BARRA DO CORDA/MA

HIDRÁULICA MARANHENSE LTDA – ESTRADA DO POVOADO SÃO RAIMUNDO, ZONA RURAL, CAXIAS/MA

J DE CASTRO ROMAN & CIA LTDA – FAZENDA CACHIMBO – ZONA RURAL, MIRADOR/MA

JOSE BARBOSA TRAJANO – RODOVIA MA-140, KM 29, LUGAR PÉ DE PEQUI (7 KM APÓS O POVOADO
SALOBO), ZONA RURAL, BALSAS/MA

JOSE CLAUDIO ALVES DE OLIVEIRA – ALOJAMENTO, PARA VENDEDORES AMBULANTES, NA TRAVESSA ZÂMBIA, QUADRA 49, CASA 07, BAIRRO FUMACÊ, SÃO LUÍS/MA.

MANOEL ERASMO BORGES BANDEIRA – FAZENDA BOM RETIRO, ZONA RURAL, AMARANTE DO MARANHÃO/MA

MARCOS PAULO QUEIROZ DA SILVA – FAZENDA SÃO BERNARDO, LOCALIZADA ÀS MARGENS DA MA-034, KM 15, CERCA DE 15 KM DA CIDADE DE CAXIAS/MA

PAULO JUNIO TEIXEIRA GARCIA – FAZENDA MACAPÁ, ESTRADA PARA CACHOEIRA DO MACAPÁ, ZONA RURAL, FORTALEZA DOS NOGUEIRAS/MA

RHONAN GALLETTI GAVA DE CARVALHO – FAZENDA ESTRELA, ZONA RURAL, AÇAILÂNDIA/MA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *