Governador Carlos Brandão vai à China em comitiva do presidente Lula

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, seguiu para a China, nesta terça-feira (11), como integrante da comitiva do presidente Lula, e deve desembarcar em Xangai na noite de quarta-feira (12). A missão diplomática tem foco em acordos bilaterais em diversas áreas, como agricultura, ciência e tecnologia, meio ambiente, economia, comércio e investimentos. A delegação conta com 40 autoridades: cinco governadores, nove ministros, oito senadores e 19 deputados federais.

É a primeira vez que Brandão viaja ao país asiático após sua reeleição como governador, embora já tenha ido outras sete vezes como vice-governador, fechando parcerias de interesse do Maranhão. Já Lula é o primeiro presidente a ser recebido pelo chefe de Estado chinês, Xi Jinping, após assumir a Presidência da República em 1º de janeiro de 2023, para exercer o cargo pela terceira vez.

O governador Carlos Brandão destacou a importância dessa viagem para a economia do estado. “Quando eu era vice-governador, recebi a missão de ir a vários países prospectando investimentos. E fomos a mais de dez países. Fui sete vezes à China fazendo muitas reuniões na área portuária, na área da indústria, na área de siderurgia, na área de refinaria, empresa de esmagamento de soja. Chegou o período da covid, houve um recuo de todas as empresas no mundo inteiro. Mas agora nós estamos vivendo um novo momento. O presidente Lula abrindo o mercado nacional para os grandes empresários. E nós fomos convidados porque nós temos projeto pronto, bem adiantado, no que diz respeito à siderúrgica e à refinaria para o nosso estado”, pontuou.

Em seu discurso, após a vitória no segundo turno das eleições do ano passado, o presidente Lula já havia sinalizado o interesse em “recolocar o Brasil no mundo”. Depois da visita aos Estados Unidos e à Argentina, a viagem de Lula sela a primeira rodada de visitas diplomáticas aos três maiores parceiros internacionais do Brasil.

Na programação, estão previstas reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com empresários do país e representantes do novo Banco de Desenvolvimento do Brics. As pautas prioritárias deverão ser investimentos na reindustrialização do Brasil e no combate às mudanças climáticas, além de cooperação para a paz.

O governo do Maranhão tem especial interesse em fazer avançar a construção do Porto São Luís, que conta com investimentos chineses e deverá ampliar a capacidade portuária do estado. Outras propostas, como a instalação de operações voltadas para a indústria petrolífera, também estão na pauta.

“O projeto está bem estruturado, assinado memorando de entendimento, e agora falta colocar em prática. O presidente Lula, com essa sua posição, sua postura, já abriu mercado nacional. Aqui no nosso estado nós damos segurança jurídica e política, para que os empresários se instalem. A gente vai avançar com certeza”, acredita o governador Carlos Brandão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *