FUMPH inaugura ‘Biblioteca Zelinda e Carlos Lima’ com obras raras e coleções especiais

A ‘Biblioteca Zelinda e Carlos Lima’ será inaugurada nas instalações do Centro de Memória e Documentação da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), às 16h do dia 17 de abril (segunda-feira), na Rua Portugal, Centro, para imprensa e convidados. Com os mais de mil livros doados por Zelinda Lima e família, o acervo da FUMPH passará a contar com um total de 2.500 títulos, entre obras raras e coleções especiais autografadas, que estarão disponíveis para apreciação do público a partir do dia 18 de abril.

O espaço onde funcionará a biblioteca foi revitalizado pela FUMPH e se tornou ainda mais acolhedor e dinâmico, oferecendo ao visitante um acervo totalmente disposto de acordo com a 20ª edição de Classificação Decimal de Dewey (CDD), metodologia que organiza os documentos numa dimensão efetivamente utilitária e de fácil acesso. Além da forma física, os materiais estarão disponíveis no formato digital.

Entre as obras doadas pela família Lima, estão as publicações de Zelinda e Carlos Lima, como os livros: “Bumba-meu-boi’, “Rezas, Benzimentos e Orações- a fé do Povo”, “Pecados da Gula”, entre outros. Nesta variedade de clássicos do acervo do casal, seguem as obras dos escritores, Machado de Assis, Padre Antonio Vieira, Humberto de Campos e as publicações autografadas de Josué Montello, além de outros autores de renome do cenário maranhense e nacional.

A historiadora, pesquisadora do patrimônio maranhense e presidente da FUMPH, Kátia Bogéa, destaca a importância da contribuição do casal para o trabalho de ressignificação do conceito de Patrimônio Cultural no Maranhão. “Eles foram uma grande referência de pesquisadores da área da cultura popular, da gastronomia, azulejaria, cordel e literatura do nosso estado no século XX. Dona Zelinda instituiu o Centro de Cultura Popular  Domingos Vieira Filho, um dos maiores centro culturais do nosso estado, além de escrever um livro sobre a gastronomia maranhense, que ficou conhecido internacionalmente. O casal gerou um acervo impressionante com suas pesquisas, e agora disponibiliza em nossa biblioteca, que será batizada com seus nomes, como forma de homenageá-los”, comentou Kátia Bogéa.

Além das obras citadas, a Biblioteca Zelinda e Carlos Lima proporcionará o acesso do público a títulos como, a ‘História do Comércio do Maranhão (1612-1895), Alcântara no seu passado econômico social e político (1950) e a documentos com apontamentos para a história da instrução pública e particular do Maranhão (1937), sendo todos de autoria de Jerônimo de Viveiros. Nesse contexto, estarão disponíveis o livro A Balaiada, de Astolfo Serra, A Ilusão Brasileira, O Captiveiro (memórias), A Setembrada – a revolução liberal de 1831, sendo esses três últimos do autor Dunshee de Abranches, entre centenas de outras obras raras.

“A sala do Centro de Memória e Documentação da FUMPH já contava com um acervo interessante e extremante focado e dedicado ao tema do patrimônio e arquitetura, entre outras temáticas, e agora, com o acervo da Biblioteca  Zelinda e Carlos Lima, ganhamos muita diversidade de títulos, desde o  tambor de crioula, bumba meu boi, entre outras conteúdos que só enriquecem a nossa fonte de pesquisa”, reitera a presidente da FUMPH, Kátia Bogéa.

Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Arqueologia, Cultura Popular, Arquitetura Religiosa, Artes, História e Literatura do Maranhão, Educação Patrimonial, materiais de referência (enciclopédias, dicionários, manuais e cartilhas), periódicos (revistas científicas, informativas, jornais, etc.), materiais multimídia (CDs e DVDs) e a coleção Zelinda e Carlos Lima.

Uma gama de temáticas estarão disponíveis no acervo da biblioteca, como na área de Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Arqueologia, Cultura Popular, Arquitetura Religiosa, Artes, História e Literatura do Maranhão, Educação Patrimonial, materiais de referência (enciclopédias, dicionários, manuais e cartilhas), periódicos (revistas científicas, informativas, jornais, etc.), materiais multimídia (CDs e DVDs) e a coleção Zelinda e Carlos Lima.

Zelinda e Carlos Lima

Zelinda Machado de Castro e Lima e Carlos Lima ficaram conhecidos pelo foco em suas pesquisas sobre a história e cultura popular maranhense. Ela filha de comerciante espanhol e de uma maranhense de Caxias, concluiu grau técnico em Contabilidade e Administração no Colégio São Luís. Pesquisadora da cultura popular, o interesse surgiu após conhecer uma casa religiosa do Tambor de Mina em São Luís. Zelinda foi secretária Adjunta de Cultura do Estado, fundou a Empresa Maranhense de Turismo (MARATUR) e foi diretora do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, da Casa da Cultura Popular Domingos Vieira Filho e coordenadora do Fundo Rotativo do Artesanato do Maranhão. Ela enfocou suas pesquisas em temas como festas e danças populares, folclore, culinária artesanato, bordado, festas religiosas, bumba-meu-boi, carnaval dentre outros.

Horário de atendimento

O horário de funcionamento da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís  acontece de segunda a sexta-feira. De segunda a quinta de 9h às 12h e de 14h às 18h. Na sexta, o atendimento é de 8h às 14h. Email: [email protected]

Instagram: @fumph_

Dos cuidados 

A consulta é realizada sob supervisão do bibliotecário, já a entrada será com o uso de máscaras cobrindo boca e nariz. Não é permita entrada de alimento e o usuário deve lavar as mãos antes e depois da consulta. Deverá haver cuidado ao manusear para não rasgar ou danificar livros e documentos, no entanto, o usuário poderá fotografar o livro ou documento desde que com o consentimento do responsável técnico. O empréstimo de materiais é restrito para usuários internos (funcionários da prefeitura) no período de 10 dias. Em caso de dúvidas, o usuário deve solicitar ajuda ao responsável técnico.

Da FUMPH

A Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís – FUMPH foi criada em 8 de julho de 2005, e tem como missão executar ações estratégicas voltadas para a preservação do Patrimônio Cultural de São Luís, por meio de iniciativas de reabilitação urbana, conservação e restauro de imóveis protegidos, coordenar a atuação do Núcleo Gestor do Centro Histórico, instância responsável por reunir entes públicos que atuam na área central, e atuar na proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio imaterial de todo o município, criando uma relação com a sociedade por meio de diálogo constante e ações concretas de educação patrimonial.

A FUMPH está localizada na Rua Portugal, centro histórico de São Luís, Patrimônio Mundial, em sobrado do século XVIII, com uma fachada imponente revestida de azulejos portugueses. São dois andares além do térreo onde abriga o Centro de Memória e Documentação, cujo propósito é salvaguardar, preservar, valorizar e difundir informações e conhecimento sobre o Patrimônio Cultural de São Luís, somando esforços com instituições culturais e educacionais da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *