Curso de Direito da UEMA vai migrar para o Centro Histórico de São Luís

São Luís ganhou um verdadeiro presente na terça-feira, 4 de abril. O governador Carlos Brandão (PSB), entregou o Centro Caixeiral, prédio tombado do Centro Histórico, que fica na Praça Benedito Leite. O local vai abrigar o curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão, assim como em breve deve receber os cursos de Relações Internacionais, Ciências Sociais e Administração.

Os cursos citados são do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, atualmente sediados no Campus Paulo VI, região da Cidade Operária em São Luís.

O prédio que teve como último inquilino a Secretaria municipal de Assistência Social e chegou a ser uma das opções para instalação do Hotel Vila Galé em São Luís,  passou por serviços de pintura e instalação de esquadrias na fachada, instalações elétricas e hidráulicas, estabilização de parede para construção de escada, sistema de combate a incêndio e instalação de esquadrias internas, subestação, plataforma elevatória, instalação de ar-condicionado, reposição de ladrilho hidráulico e recuperação de parede de taipa.

Com capacidade para receber 600 alunos, o prédio irá funcionar com aulas de graduação pela manhã e nos demais turnos, grupos de pesquisa e extensão, núcleo de práticas jurídicas e turmas de pós-graduação.

O Centro Caixeiral abrigava a Escola Técnica de Comércio. Chegou a ser recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios e asilo de moças como Educandário Carmelita de São Luís. Pertenceu ao maçom Salomão Souza que, em vida, doou para Loja Maçônica Renascença Maranhense. Funcionou, também, como um centro de ensino técnico.

UEMA no Centro Histórico

A UEMA está hoje presente em cinco edificações no Centro Histórico. Os cursos de História,  Música, Arquitetura e Urbanismo, já funcionam na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *