Fernando Braide participa de audiência pública sobre falta de água no Itaqui-Bacanga

O constante desabastecimento de água registrado na área Itaqui-Bacanga tem sido uma das principais queixas dos moradores da região. Para debater o assunto e identificar possíveis soluções para o problema, uma audiência pública foi realizada, na sexta-feira (31), no bairro Gapara. Ao lado do vereador Marlon Botão (PSB) – idealizador do encontro -, o deputado estadual Fernando Braide (PSD) propôs levar o debate para a Assembleia Legislativa do Maranhão.

De acordo com a comunidade, a situação é antiga. Durante a audiência, os moradores relataram que os poços instalados nos bairros são insuficientes para atender a demanda da população dos bairros Cidade Nova, Argola e Tambor, Gapara, Residencial Luís Bacelar, Vila Embratel, Alto da Esperança e Residencial Paraíso. O problema tem gerado, inclusive, ocorrências de ameaças contra os responsáveis pelos poços, como afirmou a coordenadora geral da União de Moradores Argola e Tambor (Cidade Nova), Maria Olinda de Sousa.

Eu tomo conta de um poço e meus vizinhos aqui sabem a minha luta e de quem mais toma conta de poços comunitários aqui. A minha vontade é desligar o poço porque estou sendo ameaçada, eu e a minha família. Já fui abordada, eu e a minha filha, por um homem armado, na minha porta, meia-noite. Isso é inadmissível, nós, moradores da região do Gapara, estarmos passando por isso”, contou.

O encontro contou com a presença de representantes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e da Companhia Vale – que possui grande parte de suas instalações na região Itaqui-Bacanga -, mas nenhuma solução efetiva chegou a ser apresentada aos moradores.

O deputado estadual se propôs a cobrar soluções eficientes para o problema. “Quando o Marlon me convidou, fiz questão de estar presente aqui hoje, porque passei por aqui durante a campanha e ouvi essa queixa dos moradores. Hoje, como deputado estadual, me proponho a levar esse assunto para a Assembleia Legislativa e cobrar, junto ao Governo do Estado, uma solução para resolver esse problema que é tão crítico aqui da área”, declarou o parlamentar.

Também participaram da audiência pública a vereadora Karla Sarney (PSD); o presidente da Associação Comunitária da Área Itaqui-Bacanga (ACIB), River Souza; e o professor e engenheiro civil especializado em Saneamento Básico, Josias Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *