Clube oferece aulas gratuitas de tênis de mesa para portadores de Parkinson em São Luís

Já é de conhecimento geral que o tênis de mesa traz uma serie de benefícios. Melhora o condicionamento físico, desenvolve a agilidade, aprimora os reflexos e não traz prejuízos para as articulações. E agora novas pesquisas estão trazendo novidades para quem pratica o esporte, sobretudo para quem tem o diagnóstico da Doença de Parkinson. E em São Luís, o Independente Clube já oferece aulas gratuitas para quem convive com essa doença neurológica.

Estudos desenvolvidos pelas Universidades de Cardiff, no País de Gales, no Reino Unido, da Catalunha na Espanha e no Centro de Distúrbios Neurogenerativos em Connecticut, norte dos Estados Unidos, que o tênis de mesa faz bem aos pacientes que tratam o Parkinson. As primeiras pesquisas apontam que o tênis de mesa mexe com uma parte do reflexo do corpo, que pode desbloquear áreas do cérebro atingidas pelo Parkinson.

Em São Luís, os que precisam tratar a doença contam com um projeto de iniciativa própria do Independente Clube, que oferece de forma gratuita as terças e quintas-feiras entre 16h e 17h, aulas com professores de tênis de mesa.

É o exemplo de Raimundo Nonato Vieira de Oliveira, que tem 70 anos e convive com a doença a pelo menos 24 anos.

Esse é o segundo projeto social desenvolvido pelo Independente que já promove o “5º Set” com crianças da Vila Conceição em parceria com a Paróquia de São Maximiliano Maria Kolbe, oferecendo a prática esportiva totalmente gratuita.

O clube tem buscado parceiros no poder público e na iniciativa privada para ajudar a manter os projetos, assim como a prática esportiva.

Sobre o Independente Clube

O Independente é o maior clube do Maranhão e com os atletas mais bem ranqueados em todas as categorias. O clube possui duas sedes próprias, uma em São Luís e outra na cidade de Tuntum, mas possui núcleos de treinamento e atletas de outras cidades como Nova Olinda do Maranhão, Caxias, Bacabal, Balsas e outras.

Em São Luís, o clube possui 71 atletas matriculados e ativos na Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, que treinam de segunda a sexta-feira entre 15h e 22h.

Além dos projetos citados, o Independente desenvolve uma turma específica para as mulheres as terças e quintas das 20h às 21h30.

O clube oferece aulas particulares, as quais são desenvolvidas pelos atletas e professores Jefferson Rayone, atual número 1 do Maranhão e do Nordeste, e Thomas Kelvin, top-5 do Brasil em sua categoria.

O Independente Clube fica na Rua P, número 3 – Qd 12 – Parque Athenas em São Luís, próximo a padaria Baguett.

 

2 thoughts on “Clube oferece aulas gratuitas de tênis de mesa para portadores de Parkinson em São Luís

  1. Por favor eu gostaria de me inscrever muito interessante eu sou uma portadora do mal de Parkinson desde os meus 35 anos hoje eu tô com 50, achei ,fiquei muito interessada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *