Academia Maranhense de Trovas lança concurso em homenagem ao Bicentenário de nascimento de Gonçalves Dias

A Academia Maranhense de Trovas (AMT) lança, nesta quarta-feira, 05 de abril, o I Concurso de Trovas que irá homenagear o poeta, advogado, jornalista teatrólogo e etnógrafo Gonçalves Dias.

O lançamento oficial do concurso será durante a solenidade de abertura do Ano Cultural Gonçalves Dias da AMT, dando início à programação anual em comemoração ao bicentenário do ilustre maranhense. O evento será realizado no Salão de Referência da Biblioteca Pública Benedito Leite, a partir das 17h.

Na programação da solenidade de abertura do ano cultural gonçalvino, além do lançamento oficial do Concurso de Trovas, serão realizados o Elogio ao patrono Gonçalves Dias pelo acadêmico José Carlos Sanches; o Elogio à Maria Firmina dos Reis pela acadêmica Dilercy Adler. Ambos são membros da AMT e homenagearão seus respectivos patronos.

A abertura do ano de Gonçalves Dias terá ainda um recital de poesia e o lançamento de dois livros: “Borboletas e Colibris”, de autoria de Carlos Sanches e Pedro Neto; e “Meu primeiro livro de Trovas”, de autoria de Dilercy Adler.

“Este é o ano do bicentenário de nascimento de Gonçalves Dias, patrono de uma de nossas cadeiras na AMT. E a Academia Maranhense de Trovas não poderia deixar de homenagear este grande escritor e poeta maranhense eternizado na literatura do Maranhão e do Brasil”, pontua a presidente da AMT, Wanda Cunha.

O concurso visa incentivar e difundir a trova no Maranhão e, ao mesmo tempo, homenagear Gonçalves Dias. Este é o primeiro concurso de trovas lançado pela AMT, em parceria com a União Brasileira de Trovadores – UBT Unidade São Luís. Destinado a estudantes, novos trovadores e veteranos, em âmbito estadual, nacional e internacional, os temas a serem abordados são: Gonçalves Dias; Canção do Exílio, Os Timbiras e Sabiá. O edital, com as regras do concurso, está publicado nos sites: https://academiamaranhensedetrovas.prosaeverso.net/ e https://www.recantodasletras.com.br/autores/ubtsaoluis.

Gonçalves Dias, nasceu em Caxias, em 10 de agosto de 1823. Considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, destacou-se com brilhantismo, na primeira fase do Romantismo no Brasil, ao levantar a bandeira em favor do indígena.

Além do concurso de trovas, a AMT desenvolverá uma série de atividades ao longo do ano de 2023 em homenagem ao bicentenário de Gonçalves Dias como: Oficinas de Trovas em escolas, publicação de um E-book com as trovas vendedoras do concurso e trovas produzidas por seus membros, além de rodas de conversa com acadêmicos de cadeiras patroneadas por Gonçalves Dias.

A AMT integra o comitê estadual de organização da programação em comemoração ao Bicentenário de Gonçalves Dias, composto por diversas instituições ligadas as artes, organizações governamentais e iniciativa privada.

Serviço:
O quê: Lançamento do Concurso de Trovas e abertura do Ano Cultural Gonçalves Dias da AMT
Quando: 05 de abril de 2023
Onde: Biblioteca Benedito Leite (Centro)
Hora: a partir das 17h

1 thought on “Academia Maranhense de Trovas lança concurso em homenagem ao Bicentenário de nascimento de Gonçalves Dias

  1. O concurso de TROVAS abriu no dia 05/04.
    Quando se encerrarão as inscrições?
    Quero saber, ainda, qual o tema das trovas e se serão aceitas inscrições de outros estados, pois pretendo inscrever- me.
    Sou membro da
    Casa do Poeta Brasileiro
    UBT
    Academia Literária de Serra Talhada em Pernambuco, dentre outras e, já participei de uma Coletânea de Sentenças em versos, daí do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *