Professores da UFMA já começam a se movimentar nos bastidores de olho na eleição para reitor e vice-reitor

Os bastidores da Universidade Federal do Maranhão já estão começando a ferver com a aproximação da consulta prévia para as escolhas do novo reitor e vice-reitor na UFMA. Na próxima segunda-feira, 20 de março de 2023, as aulas vão ser retomadas e tudo indica que a pauta que dominará os debates e atividades acadêmicas será as eleições que deve ocorrer entre o fim de junho e inicio de julho.

De acordo com informações obtidas, o ex-vice-reitor e atual pró-reitor de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho, será o candidato do atual reitor Natalino Salgado.

Na oposição, três professores se movimentam, trata-se de Ridvan Fernandes que disputou a reitoria em 2019 e terminou em terceiro lugar, Luciano Façanha que ficou em segundo lugar para vice-reitor em 2019 e a professora Isabel Ibarra, ex-pró-reitora de Ensino, que já foi aliada do professor Natalino Salgado.

Fernando Carvalho, Isabela Ibarra, Luciano Façanha e Ridvan Fernandes se movimentam para disputar a reitoria da UFMA

Essa divisão da oposição é avaliada como um erro pelo professor Francisco Gonçalves que disputou a eleição de reitor em 2007 e saiu derrotado.

Diante desse cenário, Fernando Carvalho é favorito nas eleições. Mesmo sendo considerando um candidato “pesado”, é apoiado pelo prestígio e poder do reitor Natalino Salgado. Além disso, o apoio do professor Allan Kardec – principal liderança da “oposição” na UFMA –, consolida o amplo favoritismo de Fernando Carvalho. As principais candidaturas à vice-reitoria, Leonardo Soares e Zefinha Bentivi, fazem parte do campo da situação, mesmo com diferenças e apoios de outros setores da universidade.

Luciano Façanha aparece como o grande oposicionista à candidatura da reitoria. Tem o recall das últimas eleições que ficou em segundo lugar na consulta para vice-reitoria. Além disso, foi eleito para a direção do Centro de Ciências Humanas da UFMA. Eleição, diga-se de passagem, que contou com apoio do reitor Natalino Salgado para vencê-la. Sua principal força parece estar na composição com diversos setores da oposição mais orgânica, tendo o professor Ridvan Fernandes como candidato à vice e com apoios importantes de lideranças da APRUMA – Associação dos Professores da UFMA. Seu principal desafio é se consolidar como um nome de oposição. Nestas eleições, não terá espaço para ficar em cima do muro.

Isabel Ibarra pode ser tratada hoje como terceira força. Tudo indica que corre por fora. Não conseguiu articular a oposição em torno do seu nome e projeto político. Há desconfianças e negações de diversos setores da universidade. Ela foi pessoa de confiança do reitor Natalino Salgado por mais de 10 anos.

Leonardo Soares e Zefinha Bentivi são pré-candidatos do atual reitor Natalino Salgado

No que diz respeito à disputa eleitoral para vice-reitoria, a polarização deverá ficar mesmo entre a professora Zefinha Bentivi e o professor Leonardo Soares. A primeira tenta se viabilizar “colada” no prestígio do reitor Natalino Salgado. O segundo tenta construir seu nome como alguém que pode representar a nova geração e o futuro da universidade.

O site www.diegoemir.com traz um levantamento de como foi o resultado das últimas consultas prévias, desde 2007, quando o professor Natalino Salgado venceu pela primeira vez e desde vem mantendo sucessivas vitórias.

Resultado final das últimas consultas prévias da UFMA

2007 – Reitor: Natalino Salgado foi o vencedor, Francisco Gonçalves e Fernando Manzke retiraram seus nomes da lista tríplice, após a derrota e aí foram escolhidos Maria Consuelo Alves Lima e Antonio Luís Amaral Pereira para compor os indicados ao presidente. Para vice-reitor, ocorreu a mesma situação, Antônio Oliveira foi o vencedor, os demais concorrentes retiraram seus nomes e foram escolhidos Marilene Oliveira da Rocha Borgesn e João Elias Mouchrek Filho para compor a lista.

2011 – Reitor: Natalino Salgado 76,9%, Sirliane Paiva 14,66% e Claudia Durans 7%. Para vice-reitor, Antônio Oliveira foi candidato único e obteve 81,6% dos votos válidos.

2015 – Reitora: Nair Portela 51,64%, Antônio Gonçalves 33,61%, Antônio Oliveira 9,31% e Sofiane Labidi 3,54%. Para vice-reitor, Fernando Oliveira com 57,21% e Marise com 38,07%.

2019 – Reitor: Natalino Salgado 49,49%, João de Deus 24,23%, Ridvan 16,94% e Welbson Madeira 7,54%. Para vice-reitor Allan Kardec 32,17%, Luciano Façanha 23,56%, Marcos Fábio 13,06%, W. Miranda 9,62%, Antônio Oliveira 7,25%, Walter Nunes 6,68% e J Eduardo 4,05%.

6 thoughts on “Professores da UFMA já começam a se movimentar nos bastidores de olho na eleição para reitor e vice-reitor

  1. Também estou pré candidato a vice-reitor da UFMA pela Frente Ampla. Prof Dr Dimas dos Reis Ribeiro, docente na Coordenação de Ciências Humanas no Campus Pinheiro. Com experiência em gestão pública (2001-2008), tendo sido premiado em 2007 pela CNM como 8° melhor prefeito do Brasil e 2° melhor em Minas Gerais. Sempre é bom lembrar que a UFMA não é exclusividade do Bacanga.

  2. O professor Dimas tem muita experiência na Gestão da Estácio em Pinheiro, divulga bastante nas suas redes sociais. Parabéns professor.

  3. Não entendo como sido parte da gestão de Natalino pode ser algo pejorativo à candidatura da profa. Isabel. Ela aceitou um desafio. Aproveitou uma das raras oportunidades concedidas às mulheres para se provarem em espaços de poder. E tanto fez isso com brilhantismo, que seu nome se destaca dentre os demais candidatos. Por mais mulheres corajosas como Isabel!

  4. Professor Luciano, excelente profissional. Isabel Ibarra, uma mulher corajosa em suas decisões, gestou com muita competência a Pró- Reitoria de Ensino. E assim são os dois melhores candidatos atuantes pela democracia.

  5. Eu também sou pré-candidato à Vice-Reitoria. Sou Marcelino, Prof. do DEGEO há 14 anos, periodo em que me dediquei à formação dos estudantes, ao ensino , à extensão e à administração. Não vejo candidato favorito para o cargo de Vice-Reitor, mas considero que a comunidade acadêmica deve conhecer a vida acadêmica de cada um e votar naquele que se decica à UFMA e luta pela sua melhoria. Do mesmo modo, deve deixar no esquecimento os nomes daqueles que sempre utilizaram a UFMA para alavancar seus objetivos fora dela. Avante UFMA DEMOCRÁTICA! Marcelino Vice-Reitor, Luciano Reitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *