Dr. Gutemberg lembra Dia Internacional da Síndrome de Down

O médico e vereador Dr. Gutemberg destacou o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado neste dia 21 de março. Ao abordar a data, Dr. Gutemberg homenageou pessoas com Down, além de pais e familiares que lutam por mais respeito, bem-estar social e a inclusão das pessoas com Down no mercado de trabalho.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a data tem o objetivo de conscientizar e de quebrar o estigma social a respeito da síndrome. Em São Luís, Dr. Gutemberg é autor da Lei nº 485/2018, que cria o Programa de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Down e dá outras providências.
“Dignidade e justiça para as pessoas com Down. Essa é uma das minhas bandeiras na Câmara Municipal de São Luís. Uma sociedade igualitária, como a que queremos, precisa ser livre de abandono e preconceito. E informação é essencial nessa luta. Além disso, destaco que o mercado de trabalho também precisa ser mais sensível a essa causa”, disse Dr. Gutemberg.
O parlamentar também ressaltou o trabalho da APAE São Luís –  Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.
“É essencial que crianças com Síndrome de Down sejam acompanhadas desde cedo com exames e o apoio de um grupo de especialistas. A Apae São Luís tem um trabalho de excelência para crianças e jovens. Parabenizo a presidente da Apae, Arionildes da Silva, o ex-presidente da APAE, Sr. Vanderlaan de Almeida Rolim, e demais diretores e profissionais dessa importante Instituição para a nossa cidade”, disse.
A Síndrome de Down é uma condição genética.  Estima-se que um em cada 700 nascimentos no Brasil é um caso de trissomia 21.  A data do dia 21 faz referência à anomalia genética no par 21 de cromossomos, que no caso das pessoas com a síndrome, aparece com três exemplares – conhecida como trissomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *