Ansiedade e estresse são os assuntos que mais levam a procura por terapia, segundo pesquisa da orienteme

Ansiedade, estresse, autoestima, autoconhecimento e relacionamento foram os cinco temas mais procurados para tratamento psicológico em 2021 e 2022, segundo um levantamento da orienteme, plataforma que oferece saúde psicológica, nutricional e física aos colaboradores de empresas.

A Healthtech realizou um levantamento sobre os temas mais procurados pelos usuários da plataforma no momento do cadastro para psicoterapia. Os dados gerais dizem respeito à análise completa dos 12 meses de cada ano. As pessoas podem escolher suas prioridades dentro de 60 temas no total e, além dos citados acima, tristeza, trabalho, conflitos familiares, procrastinação e trauma também aparecem em seguida na lista.

Entre os quase 40 mil usuários envolvidos na pesquisa, 26 mil relataram que foram atrás de terapia por conta de ansiedade, já quase 18 mil por causa de estresse e 15 mil por autoestima.

Outro dado importante é que quase 90% dos usuários declararam que houve um efeito positivo para a saúde, qualidade de vida e produtividade com o acompanhamento psicológico.

“A psicoterapia online vem ganhando espaço no mundo e no Brasil já há alguns anos e tenho certeza de que veio para ficar. Os resultados da terapia online são os mesmos da presencial e comprovados cientificamente de que são extremamente positivos”, explica Renata, Head de Psicologia da orienteme.

Durante o levantamento, outro dado também chamou a atenção. O mês com maior cadastro de pessoas com o interesse em tratar ansiedade foi maio de 2021, quando os eventos presenciais estavam voltando, o que pode indicar um reflexo da sociedade, que estava incerta sobre a volta da vida como “normal” e, portanto, se viu numa situação que gerou ansiedade.

“Com a pandemia, tivemos realmente uma grande procura pelos atendimentos psicológicos, pois as questões emocionais, tais como: ansiedade, estresse, depressão, conflitos familiares, problemas de relacionamento, etc, se potencializaram em virtude de toda situação vivenciada. Após o término do isolamento, as pessoas continuaram a utilizar a terapia online justamente porque puderam ter um saldo muito positivo desta experiência”, finaliza Renata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *