Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, conversa com Carlos Brandão e pede reconhecimento ao partido na montagem de novo secretariado

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, esteve reunida nessa semana com o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). Na oportunidade, a petista não apresentou pleitos e nem exigiu cargos ao partido, mas solicitou ao chefe do executivo estadual um reconhecimento da sigla na importância na campanha da sua reeleição, assim como também na composição do seu governo.

Após a conversa, Brandão ficou de conversar com o presidente do diretório estadual do PT, Francimar Melo, para que ambos comecem a discutir a ocupação dos espaços.

De acordo com informações apuradas, o PT pretende manter o comando da Secretaria de Trabalho e da Secretaria de Direitos Humanos, além de buscar um novo espaço para suprir uma possível perda da Secretaria de Agricultura, que já está sendo pleiteada pelo deputado federal André Fufuca (PP).

O nome de Luiz Henrique (PT), chegou a circular nos bastidores como uma possível opção para o cargo de secretário de Comunicação, mas essa informação é tratada como boato internamente pelo PT.

Para a nova composição do secretariado de Brandão, já está certo que o PT vai comandar a Secretaria de Educação, através de Felipe Camarão, porém este pedido está sendo colocado na cota do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB). Os petistas querem a manutenção e a ampliação de espaços.

Outro assunto que deve ser discutido é a provável ascensão ao cargo de deputado estadual de Zé Inácio (PT), que ficou na primeira suplência, mas deve assumir com a iminente ida de Othelino Neto (PCdoB), ao cargo de secretário de Representação Institucional no Distrito Federal. No entanto, os petistas querem reivindicar condições para que o petista possa exercer sua função de parlamentar em sua plenitude.

Cargos federais

Quanto aos cargos federais, o PT já apresentou seus pleitos e aguarda uma definição por parte do Governo Federal, que ainda vai discutir com a bancada maranhense as indicações.

Mas os cargos reivindicados foram:

INCRA – Zé Carlos, mas há um pedido para que o deputado federal Rubens Júnior (PT), faça a indicação

Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário – Raimundo Monteiro, mas Bira do Pindaré (PSB), apresentou um pleito também

IBAMA – Cecilia Costa ou Adriana do Nascimento, mas o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), reivindica o cargo

Fundação Palmares – Creusamar de Pinho

Empresa Brasileira de Comunicação – Ed Wilson, mas Augusto Lobato também manifestou interesse

Correios – Cleber Ximenes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *