Daniel Brandão protocola pedido para ocupar vaga de conselheiro do TCE e Comissão de deputados que irá apresentar parecer é definida

Agora é oficial! Daniel Itapary Brandão, atual secretário de Monitoramento de Ações Governamentais, protocolou na última terça-feira (7), a sua intenção de ocupar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O documento apresentado, consta com a assinatura dos 42 deputados estaduais. Nos próximos dias, ele será convocado para ser arguido pela comissão especial que já foi designada pela presidente Iracema Vale (PSB).

A Comissão composta por Glalbert Cutrim (PDT), Rafael Leitoa (PSB), Florêncio Neto (PSB), Ana do Gás (PCdoB) e Abigail Cunha (PL), será a responsável por fazer a validação da capacidade de Daniel Brandão ocupar a função de conselheiro do Tribunal de Contas do Maranhão.

A sessão da arguição já pode ocorrer na próxima semana e a votação em plenário logo em seguida, mas também pode ficar para depois do carnaval por conta da semana que vem que será imprensada pelas festividades momescas.

Outro nome ainda pode surgir nesta sexta-feira (10), mas é pouco provável, pois existe a necessidade de ter assinatura de 14 deputados para protocolar o pedido. O deputado estadual Wellington do Curso (Podemos), foi procurado e informou que tentou se articular, mas encontrou dificuldades e acabou por decidir apoiar o nome de Daniel Brandão.

Caso seja escolhido para exercer a função de conselheiro do TCE, Daniel Brandão poderá ocupar o cargo até 2060, quando completará 75 anos. Atualmente, ele possui 37 anos, mas completará 38 ainda esse ano.

Pegando a atual composição do TCE e com a iminente nomeação de Daniel Brandão, a sequência de aposentadorias ficará da seguinte forma:

Raimundo Filho – vaga Ministério Público de Contas – 2023

Washington Luiz – vaga do executivo – 2024

Jorge Pavão – vaga da Assembleia Legislativa – 2026

Álvaro de César França Ferreira – vaga do executivo – 2026

Caldas Furtado – vaga do executivo – 2033

Marcelo Tavares – vaga da Assembleia Legislativa – 2046

Daniel Brandão – vaga da Assembleia Legislativa – 2060

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *