Parece, mas não é! Veja 5 falsos investimentos que fazem as pessoas perderem dinheiro

Existem muitos produtos financeiros no mercado e a economia mostra sinais de melhora. Com isso, atualmente, muitas pessoas querem começar a investir, já que esse é o assunto é sempre importante e interessante. Contudo, nem todos sabem como rentabilizar o dinheiro e acabam pedindo opiniões ou simplesmente apostam no “sempre ouvi falar”.

O problema é que existem muitos caminhos que são apontados como investimentos, mas que fazer as pessoas perderem rentabilidade para a inflação ou, até mesmo, perder dinheiro. Isso faz com que as pessoas se frustrem. Assim, ao ter dinheiro para investir, o primeiro passo é buscar conhecimento sobre o tema. Depois definir os objetivos de curto, médio e longo prazo e a partir daí buscar a linha que melhor se adequar a essa realidade.
Ponto de alerta é que é importante ficar atento para não cair em armadilhas e investir em algo que pode lhe trazer grandes prejuízos, por isso apresento abaixo 5 investimentos falsos.
1: Veículo

O veículo continua sendo um grande sonho de muitos brasileiros, mas é um falso investimento, pois quando é adquirido já faz com que a pessoa comece a perder dinheiro, isso por conta da alta desvalorização, não apenas dos veículos usados, mas também os novos. O valor de compra é reduzido em aproximadamente 10% tão logo que esse veículo deixa a concessionária.
Além disso, os custos para se manter um automóvel são inúmeros: IPVA, seguro, estacionamento, combustível, manutenções, eventuais acidentes, enquanto a desvalorização citada acima só aumenta ano a ano.
2: Jogos de Azar

Os jogos de forma geral também são outros investimentos falsos. A Mega-sena, jogo do bicho, entre outros, faz com que as pessoas acreditem que ganharão milhões do dia para a noite, mas na verdade esses pequenos valores das apostas ao longo de anos podem ser bem consideráveis se somados.
Experimente fazer uma conta rápida de todo o dinheiro “investido” em jogos, tenho certeza de que será muito dinheiro e talvez até o valor da sua independência financeira.
3: Títulos de capitalização
Mais um investimento falso. Os títulos de capitalização são comprados nas agências bancárias onde a pessoa guarda um valor durante um determinado período e participa de sorteios. Caso sorteada, o que é muito difícil de acontecer, o título é rentabilizado, caso contrário, o rendimento é menor que o da poupança.
4: Caderneta de Poupança

Falando em poupança, esse é um tipo de investimento, não tem como negar, inclusive o mais querido dos brasileiros. A grande maioria das pessoas que guardam dinheiro optam pela caderneta de poupança. A poupança entra nesta lista por ter uma rentabilidade extremamente baixa, abaixo da inflação, o que não atinge 5% ao ano, portanto você deixa de ganhar mensalmente, o que ao longo dos anos pode ser muito dinheiro perdido.
5: Pirâmides Financeiras

O último investimento falso e um dos mais perigosos, sem dúvida, pois além de ser ilegal, pode trazer prejuízos enormes. As pirâmides são vendidas com uma promessa de grandes lucros em pouco tempo e pouco trabalho, dependendo de novas pessoas participantes. Esses “investidores” são remunerados por indicações, favorecendo apenas que está no topo da pirâmide, ou seja, os proprietários, que ostentam luxo e riqueza para que os participantes acreditem que também “chegarão lá”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *