No aniversário de Paço do Lumiar, governo Brandão inaugura obras e entrega benefícios

O governador Carlos Brandão cumpriu uma extensa agenda de entregas, visitas e inaugurações de obras no município de Paço do Lumiar que, neste sábado (14), completa 62 anos de emancipação política.

A ação objetiva fortalecer os trabalhos nas áreas de mobilidade urbana, recreação e lazer, de esporte, regularização fundiária e de apoio à agricultura, além de potencializar a política de municipalismo da gestão estadual.

“Entregamos pavimentação de vias urbanas com blocos de concreto e ao mesmo tempo entregamos títulos de terra às pessoas que precisam muito de sua regularização fundiária. Inauguramos esse importante equipamento público que é a praça com campo de futebol, local para caminhada, para exercício físico, para lazer, ou seja, um verdadeiro parque ambiental”, destacou o governador.

O momento contou com a inauguração da Praça da Juventude, localizada na R.101, 276, no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar. A área foi modernizada com construção de campo de futebol Society e com serviços de extensão das estruturas de banheiro/vestiário, de instalação da nova iluminação led, fechamento do campo com tela e mourões em concreto, implantação de assentos e mesas e quadra de futsal.

Além das melhorias citadas, foram realizadas as construções de quadras de basquete e de areia para modalidades de futevôlei, vôlei de praia e futebol de areia; de área com anfiteatro que dispõe de salas administrativas e de reunião; e de pista de caminhada e de ciclismo com arborização.
A praça recebeu ainda instalação de iluminação adequada, instalação de rede de distribuição de água, esgoto e drenagem externa e do campo de futebol. O local conta também com pista de skate. O valor total do investimento da obra é de R$ 2.145043,80.

A comerciante e moradora da região, Maria do Rosário, falou sobre os benefícios levados pela gestão estadual ao município. “A gente estava precisando de algo assim. Tudo estava muito feio, desprezado e agora está muito bonito. Essa iniciativa valoriza o Maiobão e as pessoas daqui de Paço do Lumiar”, afirmou Maria do Rosário.

Também foi inaugurada a quadra poliesportiva do Colégio Pão da Vida. Ainda foram entregues as obras de reforma da quadra poliesportiva CE Erasmo Dias. Na ocasião, a gestão estadual realizou as entregas de 77 títulos de Cadastro Ambiental Rural e de 30 títulos de posse de terra.

“A gente vê que, a cada ano que passa, a gente traz mais benefícios para Paço do Lumiar; uma das cidades exemplo do que a gente trouxe para vários municípios do Maranhão. Não tenho dúvidas de que o estado melhorou muito com equipamentos públicos novos, com hospitais, com escolas, com vias urbanas pavimentadas, com praças bonitas. Isso tudo ajudou muito, e vamos avançar ainda mais”, reforçou Brandão.

Pavimentação

O roteiro continuou com as entregas de serviços de pavimentação em bloco de concreto, fruto de emenda parlamentar, no bairro Paranã. A Estrada do Mojó também recebeu pavimentação de concreto.

O roteiro seguiu com entregas de pavimentação de concreto na Av. Tancredo Neves; na Rua 19, do Residencial Safira; Rua 5, da Vila Romualdo; além de vias do Residencial Maria Firmina II e do Parque Jair.

As ruas foram pavimentadas com blocos sextavados, produzidos nas fábricas de blocos instaladas no Complexo Penitenciário São Luís e implantados nas ruas por internos do sistema prisional maranhense. Ao todo, foram cerca de 110 mil blocos sextavados usados para garantir melhor mobilidade urbana.

A iniciativa de utilizar mão de obra prisional faz parte das ações de reintegração social da Pessoa Privada de Liberdade (PPL) desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio do programa Trabalho com Dignidade.

O programa tem como objetivo a inserção de PPL’s em ciclos produtivos de trabalho e renda, viabilizando a ressocialização, capacitação profissional, inclusão social e remição de pena, bem como renda para suas famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *