Vereador Marquinhos se destaca na luta pela valorização dos profissionais da educação

A luta pela educação de qualidade têm sido uma marca da atuação do vereador Marquinhos. O parlamentar tem constantemente cobrado melhores condições, tanto para alunos quanto para os profissionais da educação, os quais tem tido por parte do vereador, atenção especial na luta por valorização salarial.

Audiência pública

Recentemente, Marquinhos fez a convocação da secretária de educação de São Luís, Caroline Salgado, para participar de uma audiência pública em caráter de urgência, com a presença de representantes do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís – Sindeducação e membros do Ministério Público do Maranhão, para tratar da paralisação das atividades dos profissionais da educação e discutir o reajuste salarial dos professores.
Coincidentemente, ou não, na noite desta sexta-feira (16), o prefeito Eduardo Braide publicou nas redes sociais o anúncio do envio para a CMSL, de um Projeto de Lei que trata da concessão do pagamento de 14° salário aos professores da rede municipal de educação de São Luís. Segundo Marquinhos – que é presidente da Comissão de Orçamento da Câmara Municipal de São Luís – “ao que parece, o prefeito está se antecipando a uma adequação necessária à Lei Responsabilidade Fiscal, que especifica um percentual mínimo de 25% de aplicação das receitas municipais, na manutenção e desenvolvimento do ensino, ou seja, diante do aumento nas arrecadação e repasses, é natural que este excedente nos cofres públicos seja aplicado de modo a cumprir as exigências legais no tocante á destinação obrigatória de recursos”, frisou.

Luta por educação de qualidade

Marquinhos, que já foi presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Luís, tem destacado trabalho em favor de mais qualidade da educação na capital. Ele afirma que os profissionais da educação precisam de valorização e investimentos em uma estrutura mais adequada para o exercício do ofício.

O último censo escolar realizado, aponta que os números da educação básica de São Luís são expressivos, revelando assim o grande desafio para a gestão municipal, e isso demonstra a necessidade de constantes melhorias, aplicação de recursos e compromisso com a qualidade do serviço prestado à comunidade escolar.

Números da educação em São Luís

Segundo dados coletados, a capital maranhense tem cerca de 66 mil alunos matriculados no ensino fundamental, desde as primeiras séries até os anos finais, mas esse quantitativo salta para 81 mil, quando são incluídos os alunos das modalidades, educação especial e educação de jovens e adultos.
Estes alunos estão distribuídos em 266 espaços da rede de ensino, que tem em seu corpo funcional, cerca de 8297 profissionais da educação, sendo que desse contingente, 5914 são professores, e os demais 2383 ocupam funções administrativas.

1 thought on “Vereador Marquinhos se destaca na luta pela valorização dos profissionais da educação

  1. Acho que o post r da assessoria de imprensa do vereador. A educação pública nunca terá uma qualidade semelhante a de escola particular, isso é fato. Para inicio de conversa por qualquer motivo fútil alyas são suspensas na rede pública, há muitos feriados, pontos facultativos em excesso. Aqui na Liberdade há um prédio onde funcionava a UEB Mário Andreazza, prédio do antigo matadouro na Liberdade. O prédio está fechado, informalmente um pessoal da Semed comentou que las não será mais escola, isso é um absurdo porque o Mário Andreazza que está funcionando no prédio do antigo Estado do Pará, não comporta todos os alunos que buscam vagas no ensino fundamental, pois esta escola é a única para esta etapa na Liberdade e que recebe alunos da Fé em Deus, Camboa. O que está claro é que a Semed irá manter o prédio do Sta Teresinha, Monte Castelo, onde funcionava o anexo da escola, se a Semed fizer o que estamos pensando é um descaso com a coisa pública uma vez ficará pagando aluguel enquanto um prédio próprio terá outra finalidade. Espero que o bom senso do pref. prevaleça e o prédio da praça seja reativado para termos mais salas de aula e assim desafogar o prédio atual onde funciona a UEB Mário Andreazza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *