SES avança com obras de ampliação e reestruturação do Hospital Nina Rodrigues

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitou, nesta quinta-feira (29), a execução das obras do futuro Serviço de Pronto Atendimento Psiquiátrico 24h (SPA) e Centro de Produção e Aprendizagem Nutricional, do Hospital Nina Rodrigues (HNR), em São Luís. Referência em atendimento psiquiátrico para municípios de todo o estado, a unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), contará com ambos espaços que servirão à população maranhense e outras unidades da rede estadual de saúde.
“As obras no Hospital Nina Rodrigues fazem parte dos investimentos que o Governo do Estado vem realizado na Rede de Saúde Mental no Maranhão. Com a revitalização de espaços que já tinham necessidade de atenção, estamos resgatando a construção de uma nova Política de Saúde Mental, de forma a dar suporte a todos que necessitarem de atendimento digno e justo conforme preconiza o SUS”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes,
Acompanharam Tiago Fernandes na vistoria às obras os diretores do Instituto Vida e Saúde (Invisa), que faz a administração conjunta com a SES do  Hospital Nina Rodrigues, além da equipe técnica da unidade de saúde.
Localizado no bairro Monte Castelo, em São Luís, o SPA do Hospital Nina Rodrigues é o único existente no Maranhão para o atendimento de urgência e emergência de pessoas com quadro de transtornos mentais. A unidade funcionará em regime de 24h e receberá pacientes não apenas da capital e região metropolitana, mas de todos os demais municípios maranhenses.
A reforma contempla a reestruturação de todas as dependências do prédio, abrangendo setores dos serviços de saúde e áreas administrativas. Instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas da unidade, além de telhado e forro foram todas substituídas. O espaço também ganhou novos setores, como as salas para atendimentos individuais de psicologia e enfermagem, repouso médico, depósito de materiais de limpeza e setor de expurgo.
 “São obras e investimentos importantes que o Governo do Estado realiza no Hospital Nina Rodrigues, por meio da SES e Invisa, reafirmando a sua preocupação e prioridade com a política estadual de atenção às pessoas que precisam de cuidados na área da saúde mental”, destacou a diretora geral do HNR, Leilane Campos.
Outra importante obra é o Centro de Produção e Aprendizagem Nutricional do Hospital Nina Rodrigues. Pioneiro na rede pública de saúde do Maranhão, a unidade dispõe de todos os setores técnicos e administrativos e das condições higiênicas e sanitárias adequadas para a produção e distribuição de alimentação nutricionalmente equilibrada.
O Centro está sendo construído em substituição à antiga cozinha industrial do hospital. Quando estiver pronto, o local vai atender a demanda diária de refeição para pacientes, acompanhantes e funcionários do HNR, além de fornecer alimentação para outros equipamentos como o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, Hospital Dr. Raimundo Lima, bem como as três Residências Terapêuticas. Somente no Nina Rodrigues são servidos diariamente 825 almoços em média, além de café da manhã, jantar e três lanches.
O Centro Nutricional possui cozinha industrial, com refeitório ao lado; setor de dieta enteral, sala para acondicionamento para cada tipo: carne vermelha, aves, peixes etc.; sala para descongelamento; sala de corte com um balcão adequado para a atividade; setor de hortifruti com três geladeiras; além de salas/depósitos específicas para produtos de mercearia, água mineral, produtos de higiene para pacientes, entre outros.
 “Nós avançamos muito nos últimos anos e hoje somos referência em atendimento psiquiátrico não apenas por ser o único hospital porta aberta do Maranhão, mas principalmente pelo atendimento humanizado e a ampla oferta de serviços à população. Sem dúvida, as duas obras, que eram muito aguardadas, asseguram a continuidade desses avanços, beneficiando pacientes, familiares e os profissionais que atuam na unidade”, comemorou a diretora administrativa do hospital, Nathalia Figueiredo.
Hospital Nina Rodrigues
Prestes a completar 83 anos, o Hospital Nina Rodrigues é administrado de forma conjunta entre a SES e o Instituto Vida e Saúde (Invisa). A unidade é a única com estrutura hospitalar de porta aberta do Maranhão e referenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento de transtornos psiquiátricos.
No local, os pacientes contam com suporte de equipe multidisciplinar, entre os quais estão médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, geriatras, educador físico, psicanalistas, neurologistas e muitos outros.
O Hospital Nina Rodrigues dispõe ainda de Serviço de Pronto Atendimento 24h (Urgência e Emergência), com 25 leitos; Clínica Médica, com 63 leitos, sendo 8 (oito) da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI); Enfermaria de Curta Permanência, com 26 leitos, para pacientes que necessitam de observação médica de até 72 horas; e Residência Médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *