Tv Guará promove demissões em massa de jornalistas

O resultado da eleição presidencial vem causando efeitos bem danosos aos jornalistas de diversos veículos de comunicação no país. A Tv Jovem Pan demitiu diversos profissionais, após a derrota de Bolsonaro (PL). No Maranhão quem está seguindo o mesmo caminho é a Tv Guará, afiliada da Tv Cultura no Maranhão. De acordo com informações obtidas, o deputado federal Cléber Verde (Republicanos), promoveu uma série de demissões em massa nesta semana.

A Tv Guará decidiu manter apenas dois programas próprios – Ô de Casa de Danilo Quixaba e o Jornal Guará apresentado por Hugo Reis. A outra jornalista preservada foi a jornalista Giovana Kury que será a única repórter da emissora.

Outros programas arrendados como o de Zé Cirilo vão seguir na programação.

O programa Os Analistas que era apresentado por Natanael Júnior, Gerald Iensen e Felipe Klamt, que não fazem mais parte da emissora. O jornal Expresso Maranhão, apresentado por Elinalva Cardoso também chegou ao fim, pois ela foi desligada da empresa, a jornalista era que estava desde o inicio das atividades da Tv Guará ainda em 2011.

O jornalista Felipe Klamt informou que já tinha deixado a emissora há três semanas, antes dessa onda de demissão em massa. O então diretor-geral Natanael Júnior afirmou que ele pediu demissão.

Além dos citados, outros jornalistas entre produtores e repórteres também foram demitidos pela nova direção comandada por Cléber Verde. Alguns apontam que a derrota de Bolsonaro vai fazer os cofres da emissora minguar nos próximos anos, por isso essa demissão em massa foi adotada.

No entanto, às vésperas da eleição no primeiro turno no dia 2 de outubro, Cléber Verde foi até a emissora pedir votos aos funcionários.

A Tv Guará foi comprada no fim de 2010 pelo empresário Roberto Albuquerque. Naquela época, a emissora se chamava Tv Tropical e era repetidora da Tv Diário em São Luís.

Entre 2011 e 2012, a Tv Guará viveu os seus melhores anos, uma vez que tinha o prefeito de São Luís, João Castelo, como maior investidor em mídia na televisão. Mas foi em 2014, que a emissora viveu a maior expectativa após a vitória de Flávio Dino. No entanto, a esperança virou decepção. Até o ano de 2021, a emissora foi repetidora da Tv Record News, mas na virada do ano passou a transmitir a programação da Tv Cultura.

Em meados de 2022, Cléber Verde iniciou o processo de aquisição da Tv Guará. Fontes apontam que ainda não foi concluído, mas que chegará aos finalmente e deve ser uma filial do Grupo Massa de propriedade do apresentador Ratinho, assim como já é Rádio Massa FM 98,5, também de propriedade do deputado federal e que foi adquirida do Grupo Zildeni Falcão, que tinha a Jovem Pan AM como repetidora do sinal 1340.

Lista de demitidos:

João Carvalho Júnior – chefe de reportagem
Gabriela Saraiva – produtora
Thalita Frazão – produtora
Kerliane – Editora
Gaudêncio Carvalho – Programa de esporte
Fábio Bala – cinegrafista
Thadeu Pablo – cinegragista
Manoel Ribeiro – motorista

Dentre outros, assim como porteiros e até zeladores…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *