Maior distinção honorífica do HU-UFMA é entregue ao presidente da Ebserh, general Oswaldo Ferreira

Na última quinta-feira, 17, no auditório do Palácio Cristo Rei, foi realizada a cerimônia de entrega da maior distinção honorífica do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) para o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira. A medalha de honra ao mérito “Dr. Antônio José Jorge Martins”, foi instituída em 2003 pelo Conselho Administrativo do HU-UFMA e é concedida às personalidades que se destacam compartilhando saberes e, acima de tudo, que colaboram com o crescimento e o desenvolvimento do hospital.

A medalha leva o nome do Dr. Antônio José Jorge Martins em memória ao grande médico clínico geral e professor de Clínica Médica do Departamento de Medicina I da UFMA, que muito lutou pela criação do HU-UFMA. Conquista que contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da saúde no Maranhão.

A homenagem ao general Oswaldo Ferreira é reflexo de sua grande contribuição para o HU-UFMA, assim como para a rede Ebserh, no qual colaborou para o desenvolvimento de uma assistência à saúde gratuita e de qualidade por meio do SUS, com um olhar especial para a prática do ensino, pesquisa e extensão.

Emocionado com a cerimônia, Oswaldo Ferreira, destacou o grande desafio que têm sido estar a frente de uma estatal, ainda que jovem, mas tão importante para o país e agradeceu a homenagem “Eu entendi desde sempre minha missão aqui, que resumo em dois verbos a serem conjugados o tempo todo: apoiar e proteger. Dentro dessa ideia trabalhei junto com uma equipe maravilhosa, que aprendi muito. Um privilégio enorme, pelos desafios que tivemos que enfrentar e pelas vitórias que alcançamos, primordialmente porque nós trabalhamos em duas áreas que são essenciais para a sociedade brasileira: educação e saúde. Esse dia tem um significado muito especial para mim. Obrigado pela consideração de todos do Hospital Universitário da UFMA.”

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradeceu ao general pela contribuição para o desenvolvimento do hospital, assim como, aproveitou a ocasião para estender os agradecimentos a todos que fazem parte do quadro profissional do HU-UFMA e que atuaram em um dos momentos mais delicados da saúde “General você é uma grande lição. Tenho certeza que não só para mim, mas para todos os superintendentes desse país. Obrigada pelo seu trabalho, pelo seu respeito, por ter sempre se colocado à disposição para fazer o melhor por cada hospital. Por ter nos mostrado o real sentido de sermos hospitais universitários. Aqui neste auditório estão também pessoas que representam muito para o hospital. Hoje é o momento no qual a palavra que fica para todos nós é gratidão. Quero aproveitar para agradecer a todos e em especial aqueles que no momento mais difícil, estenderam a mão e ajudaram a enfrentarmos a pandemia que tanto nos desafiou.”

O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, ressaltou em seu discurso a importância em reconhecer os feitos de pessoas que se destacam no cenário de valorização dos mais caros bens que uma sociedade  pode  ter acesso, que é a saúde e a educação “ Por isso, reconhecemos a contribuição expressiva do presidente da Ebserh, o general da reserva Oswaldo Ferreira, e ao fazer isso, assumimos mais uma vez, que a Ebserh é um instrumento de otimização dos serviços de saúde, ao permitir o aperfeiçoamento da gestão dos hospitais universitários. Estamos abrindo as portas para que vossa senhoria ingresse no seleto grupo de outras personalidades que foram também alcançadas com semelhante honraria, por sua inconteste colaboração para o crescimento e desenvolvimento do hospital universitário. Temos orgulho que mesmo após tantos anos, o HU-UFMA foi, é e continuará sendo um hospital 100% hospital público, referência nacional para os procedimentos de alta complexidade para diversas especialidades e funcionando ainda com centro de ensino e de pesquisa para a formação de diversos profissionais da área da saúde.”

Nos últimos anos, os esforços de gestão da EBSERH, vem contribuído para o fortalecimento da rede de hospitais universitários federais, com parcerias para o crescimento mútuo e compartilhamento de experiências positivas para o crescimento de toda a rede, entre os grandes feitos está a abertura do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá, acontecimento que contou com a cooperação de profissionais do HU-UFMA. Para tanto, na oportunidade o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira entregou um diploma de reconhecimento aos profissionais do HU-UFMA que foram essenciais nesse processo, prestando toda a dedicação e experiência para a inauguração da nova unidade hospitalar. Os homenageados foram: o motorista da UFMA, Franklin Luís Mendes Cantanhede, o técnico em informática, Antônio Nilson de Sousa Júnior, o técnico em informática, Joselito Herbster Gonçalves Loiola, o gerente de administração do HU-UFMA, Eurico Santos Neto e a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages.

Foi realizada também a entrega simbólica para a superintendente de uma miniatura de leito de uti, obra feita pelo artista Antônio Marcelo Barros Ribeiro, no qual monitor e aparelhos simulam o funcionamento de equipamentos de verdade, em homenagem a todos os esforços no atendimento da covid-19. Ela posteriormente ficará exposta na galeria de troféus e homenagens do HU-UFMA juntamente com o quadro de assinaturas que ficou disponível durante todo o evento para que os profissionais assinassem.

Estavam presentes também na cerimônia, o superintendente do Hospital Universitário do Piauí, Paulo Márcio Sousa Nunes, representando o Comandante do 24º Batalhão Infantaria de Selva, o major Stênio Ribeiro, os pró-reitores da Universidade Federal do Maranhão, demais professores, profissionais do hospital e da universidade.

A cerimônia contou com as apresentações especiais do cantor Luís Carlos Santos e da Banda do 24º Batalhão Infantaria de Selva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *