Vitória de Lula, abre espaço para políticos maranhenses ocuparem cargos federais e ajuda Brandão na montagem de novo governo

A vitória de Lula para presidente da República representou mais um sucesso eleitoral do trio Carlos Brandão (PSB), Felipe Camarão (PT) e Flávio Dino (PSB), na disputa eleitoral desse ano. Mas o resultado das urnas também representa maior espaço aos políticos maranhenses no Governo Federal e consequentemente vai ajudar ao governador na montagem do seu governo, uma vez que alguns não eleitos nas disputas proporcionais já buscavam espaços na estrutura estadual.

O primeiro grande nome do Maranhão e com chances reais de assumir um ministério é o senador eleito Flávio Dino, que faria com que tivessem grandes mudanças na estrutura política no Maranhão. Afinal, Ana Paula Lobato (PSB) assumiria a função, renunciando ao cargo de vice-prefeita de Pinheiro e colocando o grupo político do seu marido, Othelino Neto (PCdoB), em outra prateleira na política. Fazendo com que tivesse inclusive interferência direta para um desfecho na disputa da presidência da Assembleia Legislativa.

Flávio Dino assumindo algum Ministério no governo Lula, ele poderia levar dois ou mais secretários estaduais para a estrutura federal, Diego Galdino da SEGOV e Ricardo Cappelli da SECOM, seriam nomes praticamente certos para trabalhar junto com o ex-governador em Brasília.

Eliziane Gama que ganhou destaque na reta final, pode não assumir um ministério por conta dos seus suplentes, o primeiro é Pedro Fernandes que é prefeito de Arame ainda no primeiro mandato e o segundo é Bené Camacho, médico com atuação em Imperatriz e sem expressão na política. Mas ela com certeza terá força no governo federal para indicar aliados, o marido Inácio Melo (PSDB) e Eliel Gama (Cidadania), poderiam ser os principais beneficiados e ela ainda vai estar em outro patamar no Senado Federal.

Outros que podem ocupar cargos federais de representação no Maranhão ou até mesmo a presidência nacional são: Zé Carlos, deputado federal não reeleito, que já estava de olho na Secretaria de Trabalho, que ele mesmo comanda, agora há chances dele assumir o comando da Funasa ou Incra. Nos governos do PT, ele chegou a ser superintendente no Maranhão da Caixa Econômica Federal.

Gastão Vieira (PT) é outro que pode ganhar a oportunidade de comandar um cargo federal no Maranhão ou até mesmo ocupar o secretariado do governo Carlos Brandão, o ex-deputado federal já foi Ministro do Turismo e presidente do FNDE nos governos Lula e Dilma.

Zé Inácio acompanha de perto a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa e a possível escolha de Flávio Dino para ministro, afinal elas estão inteiramente ligadas em uma possível ascensão ao cargo de deputado estadual em definitivo, mas em caso de não prosperar essa opção, ele pode vir a ocupar alguma função federal no Maranhão, ele já foi presidente do Incra na gestão de Dilma.

Quem também pode ser beneficiada com a vitória de Lula é a deputada federal eleita Roseana Sarney (MDB), que pode vir a sonhar com a presidência da Câmara Federal ou até mesmo com força no governo federal, fato este que lhe daria outro status na política estadual.

Na Câmara Federal, Márcio Jerry (PCdoB) pode ganhar posição de destaque, assim como Duarte (PSB) e Rubens Pereira Júnior (PT).

Outros políticos que podem ser beneficiados com os remanejamentos políticos de acordo com a ocupação de cargos federais são: Clayton Noleto (PSB) e Bira do Pindaré (PSB), pode ficar no Maranhão ou acompanhar Flávio Dino; Adriano Sarney (PV), que possui chances reais de assumir uma Secretaria no governo Brandão; assim como João Marcelo (MDB), Helena Duailibe (PP), Rogério Cafeteira (PP), Miltinho Aragão (PSB), Cleomar Tema (Podemos) e tantos outros que vão aguardar com expectativa espaços no governo estadual.

Ainda existe a possibilidade de Waldir Maranhão (PDT), vislumbrar algo no governo de Lula, uma vez que ele foi um dos personagens no combate ao impeachment da presidente Dilma em 2016.

Na outra ponta da política maranhense, alguns defensores ferrenhos de Bolsonaro no Maranhão podem vir a perder espaço nacional é o caso de Aluísio Mendes (PSC), que comanda a Codevasf no Maranhão; Cléber Verde (REP), Pastor Gil (PL), Josivaldo JP (PSD) e Fufuca (PL), também encontrar dificuldades em se ajeitar no governo petista.

Weverton Rocha (PDT), que se autodeclarou “melhor amigo” de Lula no Maranhão, mas recebeu apoio do PL no estado e ficou calado o segundo turno todinho, só declarando voto na hora da votação, pode também enfrentar dificuldades nos próximos quatro anos.

2 thoughts on “Vitória de Lula, abre espaço para políticos maranhenses ocuparem cargos federais e ajuda Brandão na montagem de novo governo

  1. Adriano Sarney mais uma vez mostra a sua força e a força da família Sarney a nível Maranhão e a nível Brasil. O primeiro Sarney a declarar apoio à Brandão e o único Sarney presente no palco de Lula no Maranhão é a amostra de que os Sarneys fizeram as escolhas certas e em mais uma eleição se mostraram fortes na política do Maranhão e do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *