Terceira creche em tempo integral anunciada pelo prefeito Eduardo Braide inicia obras no Residencial Alexandra Tavares, Zona Rural de São Luís

O prefeito Eduardo Braide assinou, nesta quarta-feira (26), a terceira Ordem de Serviço para a construção da creche de tempo integral no Residencial Alexandra Tavares, na Cidade Olímpica, Zona Rural de São Luís. O equipamento integra um pacote de seis creches que serão entregues no próximo ano e terão capacidade para atender 700 crianças. As obras já iniciaram esta semana, além do Residencial Alexandra Tavares, também nos bairros Vila Bacanga e Recanto Verde também. Até sábado (29), o prefeito fará uma assinatura por dia. Nesta quinta-feira (27), será a vez do bairro São Raimundo, na sexta-feira (28), no São Raimundo IV e no sábado (30), Cohab Anil IV.

“Eu sempre andei pela nossa cidade ouvindo que o sonho das mães, dos pais, era de fato nós termos o maior número de creches em tempo integral em São Luís, para que a mãe pudesse sair pela manhã e deixar seu filho para poder ir trabalhar, estudar e ao final do dia, quando for pegar o filho, ter a certeza de que está sendo bem cuidado e ensinado. Hoje, esse sonho está se concretizando. As famílias do Residencial Alexandra Tavares e da região, assim como de toda nossa cidade, estão presenciando o início da realização desse sonho e que ficará para a história de São Luís. Só nesta semana, são seis creches de tempo integral que já começam as obras e isso só foi possível graças ao nosso compromisso de utilizar os recursos públicos com responsabilidade e compromisso”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que anunciou, também, a reforma do Centro de Saúde no bairro.

A creche do Residencial Alexandra Tavares terá capacidade para 100 crianças em tempo integral e o valor do investimento é de R $1.565.103,69, provenientes do Governo Federal e do Tesouro Municipal.

“Hoje é mais um dia festivo, fruto de um trabalho intenso pela transformação da educação da nossa cidade. A implantação de uma creche aqui na comunidade será um elemento transformador na vida dessas famílias. Aqui na comunidade, teremos um ambiente de proteção importante para a primeira infância, com infraestrutura adequada para o desenvolvimento integral dessas crianças”, destacou a secretária municipal de Educação (Semed), Caroline Marques.

A expectativa da Dona Lúcia Maria, moradora da comunidade, é que a filha Larissa, de 4 anos, será uma das 100 crianças que serão atendidas na unidade. “Desde que eu estava grávida da Larissa eu já tinha o plano de colocá-la nessa creche. Ela já tem 4 anos e agora o prefeito Braide disse que a creche vai sair, estou muito feliz e ansiosa pela inauguração”, disse a dona de casa.

Quem também não vê a hora da inauguração é a também dona de casa, Raiane Silva, de 30 anos, que tem três filhos e disse que tem dificuldades para procurar emprego, porque não tem com quem deixar as crianças. “Estou super ansiosa que essa creche comece a funcionar, esse é um sonho que a gente já espera há muito tempo e eu vou poder deixar as minhas crianças para poder procurar emprego e conseguir trabalhar. Muita ansiedade e muita alegria também que agora as obras vão continuar”, disse empolgada.

Estrutura

A creche do Residencial Alexandra Tavares terá salas de administração e dos professores, fraldários, salas de atividades, amamentação, solário, sanitários acessíveis adultos (masculino e feminino), lactário com área de higienização pessoal, área de preparo de alimentos e lavagem de utensílios, bancada de entrega de alimentos prontos, copa para funcionários, lavanderia com balcão de recebimento e triagem de roupas sujas, bancada para passar roupas, tanques e máquinas de lavar e secar, rouparia com balcão de entrega de roupas limpas, vestiário masculino e feminino, cozinha com despensa, varanda de serviço e ainda sala multiuso e de pré-escola e almoxarifado.

Todo o projeto das creches foi pensado para proporcionar uma educação de qualidade e dar ao corpo acadêmico a tranquilidade que necessitam para desenvolver um atendimento integral de qualidade.

A previsão de entrega é de oito meses e segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, “todos os esforços serão feitos para que a as creches sejam entregues dentro do prazo estabelecido, com fiscalização e acompanhamento direto do prefeito Eduardo Braide, que faz questão de acompanhar cada etapa da construção”, garantiu o titular da Semosp.

Participaram, também, da solenidade de assinatura, a vice-prefeita Esmenia Miranda, os secretários Diego Rodrigues (Semad), Liviomar Macatrão (Semapa), Dilmar Araújo, subprefeito da Zona Rural, Gusmaia Mousinho, secretária adjunta Semed, os vereadores Manoel Filho (Avante), professor Carlinhos (PDT); o diretor geral da CCG Construções, César Roberto Pereira; o coordenador regional da Cidade Operária, Tiago Austríaco; líderes da comunidade e trabalhadores da construção civil.

1 thought on “Terceira creche em tempo integral anunciada pelo prefeito Eduardo Braide inicia obras no Residencial Alexandra Tavares, Zona Rural de São Luís

  1. Ontem em rede nacional foi mostrado de que forma alguns alunos estão atravessando o rio pera irem às escolas que é de canoas improvisadas sem nenhuma segurança, sem coletes salva vidas. As imagens me impactaram porque eu quase me afoguei qd criança. Além da falta de segurança, os pais têm que pagar R$ 2,50 para ir e o mesmo valor para voltar, pois os barcos enviados pelo MEC anos atrás estão com defeitos há anos. Lembro-me de que a mesma mirante fez uma matéria sobre esse problema na época que Moacir Feitosa era secretário e o Edivaldo, prefeito, passaram-se anos e os barcos nunca foram consertados. Essa travessia nas canoas, que vão lotadas, é muito perigosa. Não é possível que a secretária de educação Caroline Marques ou o prefeito não tenham conhecimentos dessa situação. A grande questão é de quem será a culpa se uma dessas canoas virar e estudantes morrerem? Espero que os vereadores quase todos inúteis se manifestem sobre isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *